terça-feira, 31 de maio de 2011

AS TAINHAS ESTÃO CHEGANDO




Pescadores puxando a rede - foto: elaine borges (arquivo)

As tainhas estão chegando. Até hoje foram recolhidas 18 toneladas nas redes nas praias de Florianópolis.
A safra promete. A meta dos pescadores é recolher mil toneladas nesta temporada que vai até 30 de julho.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

QUE FRIO!


Ponte Hercílio Luz - foto:elaine borges

Amanhecer, frio intenso hoje na bela Ilha de Santa Catarina.

FOI BONITA A FESTA


O Reencontro - (reprodução da estampa da camiseta)


Foram tanta emoções, tantos abraços, conversas, lembranças... Confesso que me emocionei. A emoção veio quando vi, na tela do vídeo preparado pela turma, imagens de alguns amigos que já se foram, especialmente do querido Bonzon. Lá estava ele, sentado na esquina da Praça XV, transferindo para a tela, com seus delicados traços, os prédios, as ruas, as praças da cidade. Durante algumas horas, vi e revi colegas, abracei amigos. Houve momentos que minha memória quase me traiu, mas, em segundos, consegui lembrar os nomes dos que abraçava e fui abraçada. Ao meu lado, a amiga Leonir e o Raul, me ajudavam, mas não houve nenhum "branco" na memória que causasse qualquer constrangimento. Afinal, passaram-se anos, décadas, e muitos dos que lá estavam eu nunca mais tinha visto.

Foi bonita a festa, o reencontro. Lá estavam colegas com muitos anos de experiência. Jornalistas que ajudaram a escrever a história da imprensa de Santa Catarina. E, por alguns momentos, cheguei a sonhar: se a maioria dos jornalistas ali reunidos ocupassem novamente uma redação que belo jornal sairia!

sábado, 28 de maio de 2011

O REENCONTRO DOS DINOSSAUROS DA IMPRENSA DE SC


Minha Hermes Baby - foto: elaine borges

Quando aqui cheguei, trazia como instrumento de trabalho minha pequena Hermes Baby. Uma maquininha cujas teclas macias me ajudavam na busca da palavra mais exata, da frase menos rebuscada, da clareza do texto. Na bagagem, trazia também algumas laudas. Não me preocupei em trazer rolos de fitas. Sabia que aqui encontraria facilmente. Minha maquininha sempre fez parte da minha bagagem. Em um braço carregava a mochila, no outro, a maquininha . Hoje, faltando poucas horas para o grande encontro com antigos e amados colegas, quis rever minha maquininha. Lá estava ela sobre um móvel que supostamente é também antigo mas não passa de uma imitação dos rádios de antanho. Os dois formam um belo conjunto e remetem ao passado.

Quis abrir a tampa da pequena Hermes Baby mas - tristeza - está tão enferrujada que não consegui. Queria, mais uma vez, tentar deslizar meus dedos sobre as teclas. Até o momento que a fechei definitivamente, a tampa ainda abria e eu, às vezes, batia com suavidade nas teclas e, também pra minha alegria, todas as letras estavam ali, o z, x, u, y, t, o... todas alinhadas em seus devidos lugares. Nas redações, às vezes as letras mais teimosas saltavam das potentes Olivettis, o que exigia um certo sacrifício e muitas dores nos dedos para teclar as finas pontas de metal onde antes estavam as letras.

Pensei em também abrir minha caixa de fotos. Mas seria uma busca cansativa. Não sou organizada e levaria muito tempo, ameaçando me atrasar para um importante encontro. E é este o principal motivo que me levou a tentar abrir minha Hermes Baby: hoje, jornalistas que trabalharam no mais antigo, o jornal O Estado, vão se encontrar num jantar. É o encontro dos Dinossauros, jornalistas que como eu, trabalharam no jornal mais antigo de Florianópolis e que, melancolicamente, não mais existe.

Lá encontrarei os queridos colegas Orestes Araujo, Vana Goulart, Ivani Borges, Lourival Bento, Mario Medaglia, Raul Sartori e tanto outros. São muitos, centenas, num momento de muita confraternização, de emoções, lembranças, saudades de um tempo bom, mas com alguns percalços.

Houve, lembro bem, momentos de desconfiança, de gente chegando de fora e "ameaçando" os jornalistas que aqui moravam. Pura bobagem hoje (espero) superadas. A década (setenta)era de repressão, censura, e suscitava questionamentos ("serão eles comunistas?"). Foi também a década que marcou o primeiro movimento grevista dos jornalistas: Airton Kanitz, convidado para determinado cargo não teve a promessa cumprida pela chefia de O Estado. Resultado: os novatos, os "gaúchos" recem chegados, resolveram não trabalhar. Lembro bem, foi num tarde de sábado de 1972. Foi o primeiro "parem as máquinas" dos jornalistas de Santa Catarina.

São fatos que fazem parte da memória da imprensa catarinense. Fatos, como outros, que certamente serão lembrados no jantar dos Dinos.

Assim como quis abrir minha pequenininha Hermes Baby (meu "laptop" da época) sei que meus colegas e amigos também lembraram do passado, foram no baú de memórias. E no reencontro deste sábado lá estarão reunidos àqueles que já fazem parte da história da imprensa de Santa Catarina. Não a história dos donos das máquinas, dos empresários, dos patrões, mas daqueles que ajudaram a preencher laudas (era assim naquela época: laudas, papel, telex, telefoto...) e mais laudas registrando o dia-a-dia de um Estado, de um País e que acabam virando História através das folhas do jornal. Um jornal que hoje não existe, sumiu, assim como seus arquivos, jogados no lixo de um prédio abandonado onde antes era a redação do que já foi o mais importante jornal de Santa Catarina, O Estado.

domingo, 22 de maio de 2011

O RONCO DA BABY

O ronco da Baby (*) - foto: elaine borges


O ron-ron dos gatinhos


Adriana Calcanhotto
Composição : Adriana Calcanhotto/Ferreira Gullar

O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.



Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.



É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso ele faz ron-ron
para mostrar gratidão.



No passado se dizia
que esse ron-ron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.



Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ron-ron em seu peito
não é doença - é carinho.

(*) Além do ron ron, minha amiguinha de quatro patas também ronca. Quando ela dorme, do seu peito sai um som muito parecido com o nosso ronco, aquele que, dependendo do volume, chega a tirar nosso sono. Por enquanto, o ronco da Baby ( que, devido ao frio, decidiu dormir comigo - digo "decidiu"porque gato se impõe, toma conta, faz o que quer e a nós, humanos, só resta obedecer) ainda não me perturbou. Ambas estamos curtindo esse friozinho gostoso do outono.

VARIAÇÕES SOBRE O MESMO TEMA


Lagoa da Conceição - fotos: elaine borges
Retiro da Lagoa: barcos, a rede, pescadores...

terça-feira, 17 de maio de 2011

PONTA DO CORAL AMEAÇADA

A Ponta do Coral mais uma vez está ameaçada de ser ocupada por um grande empreendimento. Tema de matéria no DC, ficamos sabendo que há um projeto para construir naquele cobiçado terreno um "Parque Marinas Ponta do Coral, da Hantei Engenharia" que prevê "a construção de um hotel de luxo com lojas e restaurantes, uma marina para 300 barcos e parque com praças, anfiteatro, playground e equipamentos esportivos.


Não bastasse mais esse projeto - cuja população ja,ais foi informada e muito menos consultada - recebo outra informação:nossa Ilha também está sendo "vendida" através de uma propaganda veiculada na BBC. Basta acessar o site abaixo e lá estão figuras conhecidas de Florianópolis (entre eles Guga Kuerten) falando sobre as belezas de nossa Ilha e convidando-os para aqui investirem.


Enquanto nossas belezas são "vendidas" nós, moradores, enfrentamos diariamente um transito caótico, atendimento hospitalar precário, deficiência na educação, transporte coletivo precário, graves problemas nas áreas da saúde, da educação, sem rede de esgoto, praias poluídas... São tantos os problemas!


http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/fast_track/9480739.stm

segunda-feira, 16 de maio de 2011

FRIOZINHO DE OUTONO

foto: elaine borges

Uma grossa nuvem cobriu parte da Lagoa da Conceição no início da noite de hoje: era o friozinho da outono que fez a temperatura chegar a menos de 2o graus. O frio também anuncia bons momentos para os pescadores. É a época dos lanços de tainha e a safra deste ano promete ser uma das melhores dos últimos anos.

sábado, 14 de maio de 2011

CENAS DO COTIDIANO


Lagoa da Conceição - fotos: elaine borges

Gosto de ver cenas como essas das fotos acima: casais contemplando a paisagem, grupos reunidos debaixo das árvores... São cenas comuns nesse outono na Lagoa da Conceição.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

OUTRA PAISAGEM

Bibi - foto: elaine borges
Há alguns meses minha amiguinha de quatro patas está curtindo novas paisagens: trocou provisoriamente o belo visual que tem no centro da Ilha por outro bonito recanto, a Lagoa da Conceição. Da janela onde hoje está morando, vê a lagoa, o morro, a igrejinha, alguns barcos...Observa atenta algumas gaivotas que sobrevoam próximas a sacada onde gosta de ficar; ouve latidos da Lola (a bela collie que habita logo abaixo ) mas não se estressa. A convivência tem sido harmonica (cada uma no seu espaço, na pratica saudável do respeito mútuo). E nesse outono, não se cansa de contemplar o grande espetáculo quase diário oferecido a todos que aqui habitam: o maravilhoso por de sol, com sua variedade de cores e nuances.