sexta-feira, 22 de junho de 2012

LOLA EM SEU POSTO DE OBSERVAÇÃO

 
Lola, a collie (foto: elaine borges)


Após a chuva, bela Lola, a collie, voltou para seu posto de observação favorito e lá ficou atenta ao movimento da rua.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

OS AZUIS NA LAGOA.

 
Pôr de sol na Lagoa ( foto:: elaine borges )


Impossível não registrar os belos dias cá na Lagoa. O final da tarde hoje estava assim: com nuvens em tons de azul, um brilho suave lá no contorno dos morros, a lagoa, ao centro, e pequenas pontos de luz no Retiro...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

RENDAS, SOL, MAR...

 
Contraluz ( foto: elaine borges)

Sol refletindo na janela, transpassando a cortina rendada e, lá atrás, o mar. Imagens de uma tarde ensolarada cá na Ilha.

sábado, 9 de junho de 2012

TARDE DE SÁBADO NA LAGOA

 
Lagoa da Conceição (foto: elaine borges)

Um solitário homem enfrentava o frio remando em sua prancha lá no meio da lagoa nesta fria tarde de sábado. 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

SUL GELADO

 
 
Frio no sul (fotos:elaine borges - arquivo)

Já vi algumas vezes as belíssimas paisagens de inverno cá no sul: campos branquinhos, árvores enfeitados de pedaços de gelo, homens com ponchos (ou palas)...Já saí cedinho de casa, quebrando gelo. Nem sempre as botas protegiam suficientemente os pés. Às vezes, forrava as botas com pedaços de jornal. Em São Joaquim, na festa da maçã, vi crianças tremendo de frio à espera de uma autoridade qualquer ( sempre atrasada) para dar início às festividades. Frio, gelo, neve, trazem boas e más lembranças. Moradores dessas regiões mais geladas, recolhem lenha para acender os fogões. Nestes últimos dias, os termômetros marcaram baixíssimas temperaturas ( em cinco municipios de Santa Catarina as temperaturas oscilaram de 1 à 9 graus negativos). Em Florianópolis hoje a mínima chegou à 7 graus pela manhã, mas a sensação térmica era de 1 grau. O sul está gelado e assim vai permanecer até amanhã. Confesso que gosto do inverno, tanto quanto do outono. Gosto da luz do outono. E o inverno pede recolhimento, leituras, ver bons filmes em casa, tomar chocolate quente, cafézinho...Pequenos prazeres que dão sentido a vida.

domingo, 3 de junho de 2012

BABY EM TRÊS MOMENTOS

 
 
 
Baby, a gata ( fotos: elaine borges) 

Alguem disse uma vez que entre os pequenos felinos, os gatos são uma obra de arte. Vendo minha amiguinha de quatro patas tenho que concordar. Ela está quase sempre pronta, disponível,  como a espera para ouvir  o "clic" e, voilá, lá está ela, reproduzida na pequena tela da minha câmera. Quando a observo, vejo um pequeno bibelô cheio de pêlos, ali, ao meu lado, dormindo, olhando ao longe ( o que? não sei, há mistérios nesse olhar). Silenciosa, às vezes mostra a barriga, contrai as patinhas e volta a dormir.  Assim ela passa os dias, quietinha. Dona do seu espaço, sabe que aqui ela reina. E só chama, miando alto, quando quer bater um papinho com os duas patas (nós, humanos). Nesses momentos, após chamar, volta a miar bem baixinho, como se estivesse entabulando uma conversa. Assim são os gatinhos, essas pequenas obras primas ambulantes.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

TUDO AZUL CÁ NA ILHA

 
Ponte Hercílio Luz (foto: elaine borges)

Azul no céu, no mar... Da janela, vejo a ponte Hercílio Luz. Gosto de saber que ela está lá, imponente. Mas temo que não mais resista a força do vento e desabe. Desde 1982 a ponte está interdita. De lá até hoje um monte de dinheiro foi destinado para sua recuperação. Talvez se um dia fizessem uma auditoria, saberíamos onde, de fato, foi parar tanta grana. Sabe-se que parte de sua estrutura está com ferrugens. Assim, o perigo de que a ponte um dia tombe, é real. Por isso, quando olho da minha janela e vejo-a lá, ao alcance dos meus olhos, fico feliz e, mais uma vez, registro com a minha câmera, a ponte Hercílio Luz, um dos mais bonitos cartões postais de Florianópolis.