domingo, 25 de novembro de 2012

ÁRVORES E PASSARINHOS

 
 
 
Árvores e passarinhos (fotos: elaine borges) 

O MENINO, A ÁRVORE E O PASSARINHO

Manoel de Barros


Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.

Meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.

No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de


sol, de céu e de lua mais do que na escola.

No estágio de ser árvore meu irmão aprendeu para santo

mais do que os padres lhes ensinavam no internato.

Aprendeu com a natureza o perfume de Deus

seu olho no estágio de ser árvore aprendeu melhor o azul

E descobriu que uma casa vazia de cigarra esquecida

no tronco das árvores só serve pra poesia.

No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas.

Que justamente aquela árvore na qual meu irmão se transformara,

envaidecia-se quando era nomeada para o entardecer dos pássaros

e tinha ciúmes da brancura que os lírios deixavam nos brejos.

Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore

porque fez amizade com muitas borboletas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DIREITOS HUMANOS: PRESOS DE SC SOFREM MAUS TRATOS

 
Fim de tarde na Lagoa da Conceição ( foto:elaine borges)

Se Florianópolis e cidades no litoral sul ainda constam na lista de roteiros de tantos que querem conhecer   Santa Catarina e suas belíssimas praias e paisagens (como o pôr de sol da foto acima), há também o outro lado ( que autoridades ligadas ao turismo prefeririam esconder): presos com marcas de tiros de borracha em várias partes do corpo, outros doentes, celas imundas, alimentação precária,  falta de água, ausência de assistência jurídica, superlotação. Assim são as condições em que vivem cerca de 1.200 detentos do Presídio de São Pedro de Alcântara, próximo a Florianópolis. Foi assim que uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência encontrou os presos numa inspeção feito ontem à tarde (mais detalhes no UOL) . As péssimas condições do presídio e os maus tratos aos detentos teriam  suscitado a revanche dos presidiários: incêndios nos ônibus, tiros nas delegacias e postos policias em vários municípios catarinenses e que só cessaram na última segunda-feira.
O ouvidor-geral da Secretaria de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, em entrevista aos vários repórteres que acompanharam a inspeção no Presídio - ( mas não puderam entrar por questões de segurança dos próprios jornalistas  - apenas oito agentes para controlar 1.200 presos) - disse que foram constatados problemas graves e o fato de haver 70 presos com marcas de tiros de borracha pelo corpo (conforme laudo do IML) evidencia que foram vítimas de maus tratos.
Até o final do dia de ontem o governo do estado, através da Secretaria de Justiça, não havia se manifestado, sob alegação de que preferia aguardar o resultado oficial da inspeção. Sabe-se que outros estados - Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Maranhão - onde também há denúncias de maus tratos aos presos, também serão vistoriados.

As perguntas inevitáveis:  por que será que só agora as autoridades constataram que os presídios de Santa Catarina - como nos demais estados -  estão péssimos e que as torturas, os maus tratos, a super lotação, há muito fazem parte da realidade de nosso país? E por que será que o ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, disse que "preferia morrer" a ser preso devido as péssimas condições dos presídios brasileiros quando há dez anos seu partido ( aquele da defesa da ética, lembram?) está no poder? 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DIAS DE PÂNICO EM FLORIANÓPOLIS

 
 FlorianópolisPonte Hercílio Luz ( foto: elaine borges)

Moradores de Florianópolis e turistas que para cá vieram neste feriadão vivem momentos tensos: a onda de violência, com incêndios em ônibus, carros, tiros nas fachadas das delegacias, transformaram os últimos dias em um verdadeiro pesadelo. Há medo pelo ar. Presos do presídio de São Pedro de Alcantara, de segurança máxima, estão sendo apontados como os mandantes dos ataques aos ônibus de transporte coletivo. O site da UOL  de hoje faz um relato preciso do que está acontecendo em Santa Catarina. A paz e a tranquilidade da bela Ilha de Santa Catarina não mais existe. É o terceiro dia consecutivo que cenas de violência são registrados na região (30 ataques até hoje, c om 27 suspeitos presos).

CORES DA PRIMAVERA

 
 
 Primavera na Ilha (fotos : elaine borges)

Flores, árvores, cores intensas... A Ilha está assim nestes dias de primavera. No Largo Benjamin Constant, flores se misturam aos galhos das árvores e, para completar tão bonito momento, os passarinhos estão por lá, cantando, voando...