domingo, 20 de janeiro de 2013

VERÃO: CENAS DO COTIDIANO

 
 Uma tarde na Lagoa (foto: elaine borges)

No verão, cenas como esta são comuns na Lagoa da Conceição: jovens, senhoras, crianças, reunidos sob a acolhedora sombra das árvores curtindo o dia.


SALVEM A LAGOA

 
Lagoa limpa ( foto: elaine borges) ´

Vários pessoas fizeram ontem uma manifestação ao longo da Avenida das Rendeiras denunciando o alto índice de poluição de vários pontos da Lagoa da Conceição. Além da denúncia, pediram apoio da população através de abaixo assinado a ser encaminhado aos setores responsáveis pela preservação de um dos mais importantes pontos turísticos de Florianópolis. Mesmo poluída, os alertas indicando os locais impróprios para banho foram alterados ou destruídos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

AMANHECER NO RIO DE JANEIRO

 
 
Rio de Janeiro ( fotos: Estrella)

O Rio de Janeiro amanheceu assim hoje: com esse belíssimo arco-íris. Talvez para compensar os problemas que os moradores enfrentaram ontem com o violento temporal que atingiu a cidade.
As fotos - que recebi da amiga Rosinha - são do Marcos Estrella, da Sup. Exec. Oper. Engenharia da TV Globo, que tem o privilegio, devido ao trabalho, de ver todos os dias o amanhecer no Rio.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A MAGNÍFICA DAMA-DA-NOITE

 
 
 
Damas-da-Noite (fotos: elaine borges)

O espetáculo é o mesmo e ontem à noite novamente aconteceu: a bela Dama-da-Noite lentamente foi se abrindo e exibiu suas pétalas brancas, com um delicado miolo amarelo, atraindo um grilo que lá permaneceu alguns minutos. Pouco depois, começou a se fechar e foi se transformando num fino cone. Tudo isso aconteceu num curto espaço de tempo: em média quatro horas. A Dama-da-Noite (Epiphylium Oxypetaculum) é um cactus magnífico cuja flor desabrocha em uma noite, sempre no final de dezembro ou início de janeiro. No total ontem doze Damas exibiram suas belezas.   

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FLORIANÓPOLIS: A INVASÃO DOS TURISTAS

 
A chuva chegando...(foto: elaine borges)

A chuva começou pela manhã, parou, voltou à tarde...Dias assim nas temporadas de verão significam invasão dos turistas nos shoppings de Florianópolis. Impossível circular em qualquer um deles sem cruzar com los hermanos, famílias de São Paulo, gaúchos, paranaenses... A cidade está lotada. No entanto, esse burburinho nos corredores dos shoppings não é sinônimo de boas vendas. Lojistas com quem conversei não estão lá muito entusiasmados. "Que nada - desabafou uma dona de uma loja de artigos femininos - eles nada compram. Prefiro vender para os brasileiros, que também pouco compram. Na verdade, meus clientes são daqui mesmo, os de sempre". O burburinho maior é no setor de alimentação. Ontem o movimento era tanto que as funcionárias que trabalham nas lojas estavam com dificuldade para encontrar uma mesa vaga para almoçar. "Fiquei horas esperando mesa", se queixou uma delas. Assim é a bela Ilha no verão. Apinhada de gente e com  incontáveis problemas: falta d'água, falta energia elétrica, trânsito caótico, praias poluídas, assaltos, que acontecem também em vários balneários ao longo do litoral. Um exemplo : uma famosa casa noturna de Balneário Camboriú, a Space, (com base no noticiário da Record News, telejornal local) teve mais de 100 pessoas assaltadas:  roubaram principalmente celulares. O roubo foi tanto que as vítimas, além de registrar queixa na delegacia de polícia, criaram uma página no facebook.
É assim a temporada de verão no litoral catarinense. Belezas têm, é verdade. Quem não se deslumbra ao ver um mar esplendoroso rodeado de montanhas? Mas até quando diremos, com muito orgulho: "vivemos em um dos lugares mais lindos do mundo!" Receio que o tempo do encantamento está passando. 

sábado, 5 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DAS COISAS

 
 
 Encantamentos... ( fotos: elaine borges)

...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.
Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.

Manoel de Barros

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FIM DO DIA NA LAGOA DA CONCEIÇÃO

 
 Lagoa, fim do dia (foto: elaine borges) 

Foi belíssimo o pôr-do-sol do último dia do ano de 2012 na Lagoa da Conceição: sol brilhando entre as nuvens que anunciavam chuva - sempre bem-vinda após tanto calor.