terça-feira, 14 de maio de 2013

COMEÇA A SAFRA DA TAINHA

 
Pescador e a rede ( foto: elaine borges)

Começa amanhã o período mais esperado pelos pescadores artesanais do litoral catarinense: a safra da tainha. Dados do sindicato da categoria indicam que oitenta obtiveram licença para pescar na região da Grande Florianópolis. Mas há queixas: os grande barcos atuneiros estão invadindo o litoral e podem impedir que os cardumes de tainha se aproximem da praia. Na semana passada, um grande cardume foi visto próximo a praia do Campeche mas, como ainda não havia autorização para a pesca, os pescadores só puderam olhar, uns extremamente irritados. No último final de semana, na Lagoa da Conceição,  alguns arrumavam suas redes com a esperança de que neste ano a safra seja melhor do que a do ano passado.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

O OPERÁRIO, O CÉU, A REDE

 
 

 O homem, o céu, a rede ( fotos: elaine borges)

Vi esta cena hoje de manhã: um operário colocando a rede de proteção sobre o prédio de 12 andares, tendo ao fundo o belíssimo azul do céu.

domingo, 5 de maio de 2013

GOTAS-DE-SANGUE COM GOTINHAS DE CHUVA

 
 
Gotas-de-sangue ( fotos : elaine borges)

O que se faz numa tarde de domingo chuvosa? Tanta coisa! Eu, por exemplo, gosto de me enroscar na cama com minha gatinha peluda esquentando meus pés, enquanto busco na televisão algum programa interessante. Ou, então, abrir um livro e perceber, de repente, que tenho ali, nas mãos, um escritor instigante, que escreve bem e nos leva, pela imaginação, à caminhos ainda não descobertos. E constatar, mais uma vez, que a leitura continua sendo um dos grandes prazeres da vida. Ou pode-se não fazer nada e ficar ali,  olhando os pingos da chuva cair nas flores e folhas das gotas-de-sangue, ou bico-de-papagaio ( como também são conhecidas) que estão do outro lado da janela do meu quarto, ao alcance da minha pequena câmera. Ao lado, na mata atrás do muro, folhas das árvores brilham molhadas pela chuva. É a exuberância da mata acolhendo a chuva após vinte dias de muita seca e calor. E as gotas-de-sangue, que florescem no outono, já exibem suas flores vermelhas  dando as boas vindas a nova estação que chega tardiamente. E a minha tarde de domingo passa ouvindo o delicioso barulhinho da chuva.