domingo, 30 de junho de 2013

A LAGOA EM DOIS MOMENTOS

 
 
Lagoa da Conceição (fotos: elaine borges)

Enquanto acontecem incontáveis manifestações Brasil afora, o momento é também de observar e torcer para que os gritos das ruas não resultem numa grande frustração. As comportas foram abertas. O momento exige cautela. É preciso observar com atenção e evitar que, ao invés de um passo a frente rumo ao aperfeiçoamento da democracia, haja um recuo e aquilo que nós, brasileiros, conquistamos com tanto sacrifício ( muitos pagaram com suas vidas) resulte em recuo, retrocesso. As manifestações prosseguem e o mundo político corre para ocupar espaços perdidos. E cá do meu canto, continuo registrando o que está ao meu redor, sem deixar de torcer para que nossos sonhos se tornem realidade. Como li em um cartaz que dois senhores levavam em uma das manifestações no Rio, "os jovens de 68 apóiam os jovens de 2013".  

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O DIA SEGUINTE

 
Ponte Hercílio Luz ( foto: elaine borges)

Primeiro dia de inverno. Mas o dia amanheceu como se fosse primavera. Não a primavera de Praga, mas aquela em todos acordaram com a mente quieta e o coração tranquilo (d"aprés  Walter Franco). Após dias de agito, de manifestações, de gritos em que todos externavam sua indignação com um país cujos mandantes estão voltados apenas para seus interesses, governando de costas para o povo, é o momento de reunir mais força. E o  friozinho deste inverno que se inicia ( 15 graus) pede recolhimento. 

FAZENDO HISTÓRIA

 
 
 
Manifestação em Florianópolis ( fotos: elaine borges)

Da minha janela, vi , com muita emoção, um momento histórico: a manifestação de milhares de pessoas em Florianópolis ( 20 mil, segundo a PM) se unindo às multidões de brasileiros que, nos últimos dias, têm gritado BASTA!!! Um basta que não mais poderá ser ignorados por todos os governantes de nosso país que acreditavam que ações paliativas seriam suficientes para contentar o povo e mantê-los passivos e conformados. A primeira conquista veio ontem: a diminuição das tarifas dos transportes coletivos em várias cidades. Essa foi a principal bandeira levantada pelo Movimento Passe Livre e que levou o povo às ruas. Mas não parou aí e - espero - não vai parar. Os cartazes mostrados nas manifestações não deixam dúvidas. Há muito mais: educação de qualidade,  mais verbas para a saúde, salários dignos para os professores... E não adianta apenas baixar o preço das passagens de ônibus e acreditar que todos recolherão suas bandeiras. Há, por exemplo, a questão da qualidade dos transportes públicos. Como disse a cientista política da Ebape-FGV Sonia Fleury numa entrevista a Globo News:  "Será que a qualidade do serviço vai melhorar? Os vinte centavos são só a ponta do enorme iceberg dessas questões de atendimento às demandas cidadãs". O que vimos nos últimos dias foi só o começo. Os brasileiros estão fazendo história. E nós, cá de Florianóplis, estamos mostrando que, se um dia gritamos "Fora Figueiredo" hoje também gritamos: BASTA! E fomos pras ruas.