quarta-feira, 28 de outubro de 2009

RODIN NO MASP



foto: elaine borges

Entre árvores, flores, alamedas, estão espalhadas as belíssimas esculturas do Rodin, no Museu onde antes foi sua moradia, em Paris. Uma delas, “As Três Sombras”, está exposta desde ontem no Masp, em São Paulo. A exposição reúne 193 fotos e 22 esculturas. Mas talvez uma das mais conhecidas obras do Auguste Rodin seja o “Pensador” que na exposição trazida ao Brasil “aparece em moldes de madeira e argila” (Folha de S. Paulo – Ilustrada). O que me atrai nas esculturas de Rodin é a maneira como ele tratava o corpo humano. Via beleza no corpo, nos braços, nas mãos, na cabeça, nos gestos. Na “Porta do Inferno” a inspiração veio do Dante Alighieri e na obra fundamental da literatura universal, “A Divina Comédia”. Li que Rodin “tratava o registro fotográfico como extensão de seus estudos” e sempre se fazia acompanhar por fotógrafos, que fotografavam os vários momentos da construção das esculturas, montando e desmontando os pedaços do que, ao final, resultariam em figuras impressionantes, fortes e belas. São muitas dessas fotos que estão expostas no Masp.
A amiga Lenina escreveu em seu blog que percorrer o Museu Rodin foi um dos mais belos passeios que fez em Paris no mês passado. Divido com ela tanta emoção, mas não posso deixar de lembrar outra grande emoção: ver o iluminado pintor holandês Johannes Vermeer e a delicada “A Rendeira” no Louvre.

2 comentários:

  1. Bonito texto e belas fotos. Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Chérie, como estou atrasada no tempo! Só vi hoje teu comentário...
    E sim, é verdade, quase tudo me encantou nos museus parisienses. Tanto que podemos marcar nossa volta, dessa vez juntas...hehehe.

    Beijocas e até daqui a pouco!

    ResponderExcluir