domingo, 12 de junho de 2011

A "ROMARIA" DA BANDEIRA DO DIVINO


Bandeira do Divino - fotos: elaine borges

Batidas cadenciadas de um tambor anunciavam que a bandeira do Divino Espírito Santo percorria as casas e indicavam que uma das mais importantes festas oriundas dos Açores mais uma vez seria realizada na Lagoa da Conceição, mantendo uma tradição de mais de 200 anos.Um menino batia o tambor e dois senhores, trajando suas "opas" vermelhas e uma senhora levavam a Bandeira do Divino, tendo na ponta a imagem da pomba simbolizando o Espírito Santo. O cortejo desviava dos carros e solenemente entrava nas casas, onde era recebido com toda a reverência pelos moradores. Na Avenida das Rendeiras, o intenso movimento não impediu que o grupo fosse recebido por alguns proprietários de mercadinhos e de restaurantes.

Originária de Portugal, a festa remonta ao século XIV quando a terceira pessoa da Santíssima Trindade era recebida com festas coletivas designada de Bodo Aos Pobres, aos quais eram distribuídas esmolas. Pela tradição, as festas acontecem cincoenta dias após a Páscoa, no Pentecostes, "quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas de fogo", segundo o Novo Testamento.(*)
A modesta "romaria" realizada neste domingo na Lagoa da Conceição antecede a Festa do Divino que acontecerá no dia 18. A "romaria˜, segundo a tradição, tem a finalidade de recolher "óbulos, esmolas e espórtulas"para auxiliar nas despesas da festa que também ocorre em várias comunidades de Santa Catarina de origem açoriana.

(*) Pesquisas no Wikipédia.


2 comentários:

  1. Adora as cantigas da Festa do Divino!

    ResponderExcluir
  2. Eu também. É sempre emocionante e bonito ver o povo cá da Ilha curtindo suas tradições.
    Beijos

    ResponderExcluir