domingo, 9 de setembro de 2012

LEITURAS NO FERIADÃO

 
(*)Pombinha no telhado (foto: elaine borges)

No feriadão o que se faz? No meu caso, fazendo o que mais gosto: lendo, vendo filmes, folheando jornais... E foi lendo a Ilustríssima da Folha de hoje que descobri um escritor russo chamado Ivan Gontcharóv (1812-92). O título da matéria é bem apropriado: "Não saia da cama no feriadão". Eu que cultivo a preguiça, melhor conselho não há. Não o segui à risca, preferi ficar na minha poltrona predileta, lendo exatamente o texto do escritor russo.
Oblómov, personagem que dá título ao livro (a ser lançado em outubro pela Cosac Naify) passa o tempo todo deitado decidindo se iria levantar para tomar providências necessárias pois sua colheita havia fracassado, sua renda diminuído...  Oblómov tentou sair da cama, mas " continuou deitado por mais meia hora, atormentando-se com aquela intenção, mas depois considerou que ainda teria tempo de fazer aquilo após o chá e que poderia muito bem tomar o chá como de costume na cama, tanto mais porque nada o impedia de pensar e continuar deitado. Assim fez. Depois do chá tratou de baixar as pernas e quase se levantou; lançou um olhar para os sapatos e até começou a esticar um pé na direção do sapato junto à cama, mas logo em seguida recuou".
Lendo esse trecho do livro do Ivan Gontcharóv que, segundo li, pertenceu "à geração literária de Gógol, anterior a Tolstói e Dostoiévski" já antecipo que ele fará parte das minhas futuras leituras.

(*) A foto acima nada tem a ver com o texto. É apenas um "enfeite".

Nenhum comentário:

Postar um comentário