sábado, 5 de junho de 2010

DIA DO MEIO AMBIENTE: HÁ O QUE COMEMORAR?

foto: elaine borges

(*) Neste Dia Mundial do Meio Ambiente há o que comemorar? Lamentavelmente, não. A Convenção da Diversidade Biológica estabeleceu como meta cortar o ritmo da redução da biodiversidade, mas recente relatório da ONU (que definiu 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade) indica que o planeta perdeu 30% do estoque de seres vivos existente em 1970. Estão ameaçados de extinção 42% das espécies de anfíbios e 40% das aves e ainda de US$ 2 trilhões a US$ 4,5 trilhões o prejuízo anual com desmatamento. No Brasil há cálculos de que 59 espécies marinhas estão ameaçadas.

Em Santa Catarina os problemas são imensos quando se fala em meio ambiente: há poluição do solo, da água, desmatamento, ocupação irregular do solo, ocupação e destruição das florestas, ocupação em áreas de preservação permanente, em restingas, construções em áreas próximos ao mar (basta ver o que está acontecendo nas praias de Armação, Campeche, Barra da Lagoa...). Não há política de reaproveitamento do lixo (o que existe é muito pouco, apenas iniciativas individuais ou de algumas organizações não-governamentais). O que nos leva a triste constatação de que continuamos a destruir o meio ambiente.

Mas há ações individuais que podem ser aplicadas no nosso dia a dia para ajudar a preservar o meio ambiente:

(**) DICAS DE PRESERVAÇÃO

01. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
/02. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
/03. Não maltrate animais silvestres ou domésticos.
/04. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro./05. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo./06. Recicle ou reaproveite tudo o que puder.
/07. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado./08. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé./09. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual./10. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto./11. Não desperdice água, esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para para lavar calçadas, aproveite água de chuva./12. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
/13. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza./14. Cuide da higiene e da sua saúde!
15. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
(*) Informações do Estadão/ caderno Planeta; (**) do site da Rede Brasileira de Informação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário