segunda-feira, 28 de junho de 2010

TARDE DE DOMINGO NA LAGOA



fotos: elaine borges

Foi bonita a tarde de domingo na Lagoa da Conceição: gente curtindo o sol, velejadores, os kitesurf - essa mistura de surf, pipa e vento - colorindo o céu...

sábado, 26 de junho de 2010

FALTOU FUTEBOL


fotos: elaine borges

De novo, minha gatinha e eu achamos muito chato o jogo de ontem Brasil 0 x 0 Portugal. Faltou futebol, foi monótono, irritante. A Baby, ao ver aquele toma lá da cá e a bola apenas rolando sem ser chutada à rede, preferiu ficar sobre a televisão e, com sua patinha, até atrapalhava minha visão da tela. Mas, com uma partida tão ruim, melhor mesmo era nem olhar. Decepção total. O técnico Mano Menezes, do Corinthians, pediu calma aos torcedores brasileiros e garantiu: "o Brasil vai para as quartas". Jogando contra o Chile, na segunda-feira, é bem possível. Mas chegaremos ao dia 11? Já levantei essa dúvida e continuo achando que, como escreveu Veríssimo na sua coluna no Estadão, nessa Copa do Mundo, o "box" (a rede) é o que menos tem balançado. A Baby continua admirando muito o goleiro Júlio César. Eu também. E, como dizem os que entendem de futebol, até agora atingimos o objetivo. Estamos qualificados. Mas falta à equipe do Dunga convencer a nós, brasileiros, que temos a melhor equipe de jogadores nessa Copa do Mundo.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A LUA SOBRE A LAGOA

foto:elaine borges

A lua, a lagoa, os barcos: um belo final de tarde de hoje na Lagoa da Conceição.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A ÁFRICA EXISTE

“Claro que estamos tristes. Mas não uma tristeza trágica. Estamos mostrando ao mundo que a África existe. Estamos muito orgulhosos”, disse a sul-africana Masukela, de Bloemfontein, (Estadão de hoje) logo após a eliminação da seleção anfitriã da Copa do Mundo. Derrotados mas vitoriosos. A África mostrou ao mundo uma realidade triste. Mas também vimos um povo que – embora enfrentando imensos problemas – consegue sorrir, dançar, confraternizar. A cada gol dos Bafana Bafana contra a França a torcida comemorava. E a festa continuou nas ruas, em Soweto, o bairro cuja pobreza gritante não afastou o sorriso dos torcedores.
Talvez essa seja a maior conquista desta Copa: vimos uma África que poucos conheciam. A África se mostrou ao mundo. Quem sabe a partir de agora o mundo aprenda a retribuir o sorriso, a festa, a dança desse povo com mais ações humanitárias. Um dia ouvi do Paulo Francis, em seus polêmicos comentários como correspondente da Globo em Nova York, que a África era um caso perdido. Não é. A África é de todos nós. De lá veio a humanidade, como disse o Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu. Apesar de tanta polêmica nesta Copa do Mundo (Dunga brigando com a imprensa, o antipático técnico francês ignorando o aperto de mão do Parreira, os jogadores franceses dando vexame...) este é o grande acontecimento desse torneio que deveria ser apenas uma grande festa futebolística: a África emociona, existe, é um continente pelo qual devemos nos orgulhar.
Agora, por exemplo, vendo a Argélia perder para os Estados Unidos, impossível não se emocionar com a reação dos torcedores africanos, lá em Pretória. É mais uma equipe africana que sai da Copa do Mundo. Mas como cantam esses africanos!

terça-feira, 15 de junho de 2010

VENCEMOS, MAS, QUE JOGO FEIO !

Decepcionante. Vencemos, mas que jogo feio, sem brilho, sem criatividade. Seleção sem encanto, fria como o Dunga, sem graça. Há esperanças? Ainda acho que sim. Mas até agora quem mais brilhou nesta Copa do Mundo foi a Alemanha. O Brasil começou mal nesta Copa, mostrou pouco jogo. Tão gelado quanto o clima lá no estádio. E o Kaká, que ruim, hein?! Não foi show de bola que muitos esperavam. Tão sem graça que a minha amiguinha de quatro patas dormiu o tempo todo cá do meu lado. Eu até olhei meus e-mails, li algumas notícias, ou seja, me dei conta que não me envolvi , não me emocionei, não vibrei. Chegaremos no dia 11?

SHOW DE BOLA - SERÁ?

foto: elaine borges
A Baby e eu já estamos concentradas. Será mesmo um show de bola? Veremos muitos gols? Numa Copa do Mundo onde a rede pouco balança (Portugal 0x 0 Costa do Marfim) a seleção do Dunga (e eu que pensava que era de todos nós, brasileiros) tem a obrigação de se apresentar bem e confirmar a expectativa em torno dessa equipe que carrega uma grande responsabilidade: ser hexa campeã do mundo. Será? Futebol é festa, confraternização, alegria, união dos povos, mas, antes de tudo, é o grande acontecimento mundial em que o mundo descobriu que todos somos africanos, como disse o prêmio Nobel da Paz, Desmont Tutu, no seu emocionante discurso na bela festa de abertura da Copa do Mundo. Nossa voz grita em uníssono: Viva a África! É esse imenso continente que devemos homenagear.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A GATA, O FRIO E A MANTA DE PELE DE CARNEIRO

foto: elaine borges
A minha amiguinha de quatro patas encontrou o melhor lugar da casa para suportar o frio de hoje cá na Ilha: se enroscou na cadeira forrada com uma manta de pele de carneiro e lá permaneceu a tarde inteira.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

NOSSA BELA ILHA

Avenida Beira Mar Norte - foto: elaine borges
Os últimos dias têm sido assim cá na Ilha de Santa Catarina: o mar mais calmo, com finais de tarde belíssimos e, para alegria dos pescadores, com a chegada do frio está dando lanço de tainha em algumas praias.

domingo, 6 de junho de 2010

TUDO AZUL


fotos: elaine borges
Florianópolis, domingo, outono, céu azul...Que maravilha!

sábado, 5 de junho de 2010

DIA DO MEIO AMBIENTE: HÁ O QUE COMEMORAR?

foto: elaine borges

(*) Neste Dia Mundial do Meio Ambiente há o que comemorar? Lamentavelmente, não. A Convenção da Diversidade Biológica estabeleceu como meta cortar o ritmo da redução da biodiversidade, mas recente relatório da ONU (que definiu 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade) indica que o planeta perdeu 30% do estoque de seres vivos existente em 1970. Estão ameaçados de extinção 42% das espécies de anfíbios e 40% das aves e ainda de US$ 2 trilhões a US$ 4,5 trilhões o prejuízo anual com desmatamento. No Brasil há cálculos de que 59 espécies marinhas estão ameaçadas.

Em Santa Catarina os problemas são imensos quando se fala em meio ambiente: há poluição do solo, da água, desmatamento, ocupação irregular do solo, ocupação e destruição das florestas, ocupação em áreas de preservação permanente, em restingas, construções em áreas próximos ao mar (basta ver o que está acontecendo nas praias de Armação, Campeche, Barra da Lagoa...). Não há política de reaproveitamento do lixo (o que existe é muito pouco, apenas iniciativas individuais ou de algumas organizações não-governamentais). O que nos leva a triste constatação de que continuamos a destruir o meio ambiente.

Mas há ações individuais que podem ser aplicadas no nosso dia a dia para ajudar a preservar o meio ambiente:

(**) DICAS DE PRESERVAÇÃO

01. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
/02. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
/03. Não maltrate animais silvestres ou domésticos.
/04. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro./05. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo./06. Recicle ou reaproveite tudo o que puder.
/07. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado./08. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé./09. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual./10. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto./11. Não desperdice água, esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para para lavar calçadas, aproveite água de chuva./12. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
/13. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza./14. Cuide da higiene e da sua saúde!
15. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
(*) Informações do Estadão/ caderno Planeta; (**) do site da Rede Brasileira de Informação Ambiental.

MOMENTOS DE BRINCADEIRA



fotos: elaine borges
Enquanto eu via o final feminino de tênis Roland Garros, a Baby também resolveu brincar um pouco com sua bolinha de ping pong.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A ILHA SEM SOL, MAS SEMPRE BELA

foto: elaine borges
A chuva impediu a realização da procissão de Corpus Christi com os lindos tapetes coloridos. Então, nada melhor do que fazer o que mais gosto nesta bela Ilha de Santa Catarina: curtir seus recantos - como Santo Antônio de Lisboa - mesmo em tardes cinzentas como a deste feriado.

BABY - A DONA DO PEDAÇO

foto: elaine borges (*)
O RONRON DO GATINHO

O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.

Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.

É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso faz ronron
para mostrar gratidão.

No passado se dizia
que esse ronron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.

Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ronron em seu peito
não é doença - é carinho.

Ferreira Gullar(*)

Ferreira Gullar é um dos nossos maiores poetas e acaba de ganhar o Prêmio Camões 2010, um dos mais prestigiados prêmios da língua portuguesa. O júri era composto por escritores de Portugal, Brasil, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O vencedor do ano passado foi Armenio Vieira, de Cabo Verde. Natural do Maranhão, além de sua enorme importância para nossa literatura, Ferreira Gullar é um gatófilo. A poesia acima é do livro Um gato chamado Gatinho (Ed.Salamandra, 2000). E uma das poesias do livro é também a que dá título ao meu texto: Dono do Pedaço (Para qualquer outro gato/ gatinho não dá espaço./ Em nossa casa impera - é o dono do pedaço). Quem tem gato sabe bem: são eles os mandões da casa.
(*) A foto é da minha gatinha curtindo o friosinho de ontem à noite.