sábado, 2 de julho de 2011

IMAGENS, MEMÓRIA, TEMPO...


fotos: elaine borges

Um filme, um livro, pingos na janela, homens no barco, um casal de passarinhos nos fios do poste, um abraço apertado num amigo que há muito não via, outro na amiga que, sentada num barzinho na Lagoa, trocava comigo rápidas impressões sobre o frio, o inverno, o ventinho gelado no rosto...Sensações que ambas curtimos . Cá dentro a Baby enroscada na poltrona e eu pensando, escrevendo, me perdendo nesse mundo invisível que preenche minha memória e me leva, me leva, vai para o passado, volta, retorna, se perde... Há a dor no corpo, a dificuldade de mexer as pernas, a constatação de que o vigor físico jamais será recuperado. Há a atenção redobrada no simples ato de comer, almoçar, beber ("tem muito sal? qual o teor alcóolico do vinho? então vou tomar água, e sem gaz, por favor"). Sentar num bar para um cafezinho, saborear uma trufa, um brigadeiro, ainda é um bom programa. Mas há também um problema: as incomodas cadeiras, sem conforto, duras. Daí inventei uma outra dor, a "dor de bar". Basta ficar um tempo razoável sentada e ao levantar, uff, lá está ela, instalada nas minhas costas.

E tem a operação ir ao cinema. Primeiro, é necessário saber em qual sala está passando o filme escolhido. Se for a sala 1 do Iguatemi, tudo bem: tem corrimão e posso me segurar e ir até a poltrona. Caso contrário, só me resta torcer que o filme escolhido tenha cópia em DVD. Como as opções de bons filmes estão escassas cá na Ilha, não tenho enfrentado tanto esse problema. Li recentemente uma frase no livro "Jefrey em Veneza, Morte em Varanesi" que um dos sinais de que a velhice estava chegando foi perceber que seus joelhos doiam muito já ao levantar. No meu caso, a dor já se instalou e em meu corpo permanece durante 24 horas. Sei que tenho um agravante: obrigada a tomar imunossupressor e cortisona há mais de 20 anos (tenho um rinsinho implantado na minha barriga e graças a ele sobrevivo) mesmo querendo me fortalecer pra enfrentar as "dores nos quartos" não conseguiria.

Mas ainda tenho a memória. Lembro, recordo, reflito...Minha memória pouco me trai. Há, sim, o cansaço mental. Claro, não me exijam lembrar do tal ator de determinado filme, ou determinada cena de que filme mesmo? E também não me exijam passar uma tarde inteira conversando. Nem permanecer no meio de muita gente. Aquela algaravia, as vozes, a mistura de sons, me cansa. Mais de cinco pessoas ao meu redor já é comício. Há bem pouco tempo, não era assim, é verdade. Se antes achava que o barco da última viagem ainda estava na outra margem, aos poucos percebo que ele já percorreu boa parte do rio.

E no tempo que me resta, vou continuar olhando para os passarinhos, vendo os pescadores arrumando suas redes, o movimento das nuvens no céu, e, se possível, tentando eternizar esses momentos através da minha câmera na triste ilusão que, fixando a imagem, eternizarei a vida.

6 comentários:

  1. Saudades de ti Elaine!E de um solzinho tambem!
    Beijão.
    Veronica Borges.

    ResponderExcluir
  2. Oi Verô, estou recolhidíssima e curtindo o frio. É só sair o sol que tb sairei da toca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Por aqui (Porto Alegre), o frio anda terrível também.Também sinto as dores do tempo ( do tempo que passa,60 chegando em Setembro...)Mas, como dizem os gaúchos," não podemo se entregar pros homi".Resisto, levanto às 5h30min, passeio com as cachorras, levo filho no colégio, caminho 30 minutos e por aí vai. Sempre com dor no joelho hehehehheheh!!!!!!!!!!!!!
    beijos e saudade

    ResponderExcluir
  4. Belo texto.
    São as dores do tempo. Do tempo que passa. Mas é bom. Ainda temos resistência para mais 30 anos, não?
    beijo

    ResponderExcluir
  5. nane, adoro suas letras. e adoro você também, sua companhia, carinho e humor afiado. tens um séquito de fãs por aqui, viu?
    um beijão.

    ResponderExcluir
  6. Hiii, quantos elogios! Encabulei...
    Humildemente, agradeço.
    Muito carinho ao "séquito de fãs" (que chique).
    Beijão.

    ResponderExcluir