quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MÚSICA, O PRAZER DE ESCUTAR

 
 
 
 Baby ouvindo música ( fotos: elaine borges - arquivo)

Há dias em que ouvir música é o supra sumo da felicidade. É uma delícia escutar a belíssima Avalon na  voz do Bryan Ferry e seu grupo, o Roxy Music. Na viagem que minha memória me conduz redescubro os sons de Lalo Schifrin. No Tributo à Memória de Marques de Sade (1966), fico encantada com The blues de Johann Sebastian Bach, Old laces, Bossa Antique, Marques de Sade... Vou escutando e me deixando levar. De Egberto Gismonti ouço a delicada Palhaço do album Circense e lembro que amo Ano Zero, do Corações Futuristas. Em busca de belos sons, lembro de My Song, com Keith Jarrett e Jan Garbarek e ainda Innocence, do Personal Mountains. Pensando em Jarrett, escuto pela enésima vez a música que me acompanha há décadas: Köln Concert (principalmente a parte I )...  Dai lembrei do Reunion Cumbre, com o bandoneon do Astor Piazzolla e o sax de Gerry Mulligan e me emociono ouvindo Años de Soledad. Vou ouvindo os sons que transformam e transformaram minha vida, como Pat Metheny e seu grupo. E fico encantada ouvindo Minuano, do album Still Life (talking), Last Train Home, Imaginary Day...

E mais uma vez redescubro que a música é fundamental pra percorrer com mais leveza a estrada da vida que um dia não terá mais saída. Só espero que nesse momento uma belíssima música esteja tocando em meus ouvidos. Se for a Nona Sinfonia do Bethoven, melhor ainda.

2 comentários:

  1. Assim, a Baby vai virar uma crítica de música "renomada"...Quisera ter ainda (a minha não funciona mais) uma "eletrola" para poder ouvir meus LPs. Será que ainda tem um desses pra gente comprar?? Belo post, como sempre.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Às vezes essa gata parece fazer parte da decoração da casa. E o melhor é que combina em todas as peças. Beijos!

    ResponderExcluir