segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

INSENSIBILIDADE

Domingo à noite vi uma bela iniciativa: o programa SOS Santa Catarina transmitido pela TV Cultura de S.Paulo, da Fundação Padre Anchieta. Vários cantores lá estiveram – Ed Motta, Leci Brandão, entre outros – e o ingresso eram doações para o povo cá de nosso Estado que está sofrendo muito com a tragédia que se abateu especialmente nos municípios do Vale do Itajaí.
Mas houve um momento vergonhoso: foi quando, chamado para falar sobre o que ocorria em Santa Catarina, o prefeito de Florianópolis, Dario Berger, disse que cá na Ilha os prejuízos eram poucos - o deslizamento de parte de um morro na SC-401, estrada que leva às praias do norte - e conclamou o povo de S. Paulo a fazer turismo porque até o início da temporada de verão tudo estaria funcionando.


A pergunta indignada é: onde fica a solidariedade? Basta percorrer alguns quilômetros em qualquer direção para ver o drama de milhares de catarinenses. São 114 mortes, 80 mil desabrigados, 5.000 casas destruídas em Blumenau e 350, sem condições de reforma, serão demolidas. O bairro Garcia continua interditado porque há riscos de desmoronamentos. Famílias começam a enterrar seus mortos. O hospital de campanha do exército já está funcionando às margens da BR-101, próximo a Itajaí, com capacidade para atender 400 pessoas... Ou seja, há muitos dramas, muitas famílias atingidas pelas inundações e deslizamentos e o prefeito conclamando todos a fazer turismo em Florianópolis. E nenhuma palavra de apoio às vítimas, seus conterrâneos. Foi uma demonstração de insensibilidade do prefeito que, aliás, pouco apareceu nesses trágicos dias que a população de Santa Catarina está vivendo.

Um comentário:

  1. Gostei, Elaine! Esse indivíduo não deu as caras, e só diz bobagem. Como fazer turismo neste pobre Estado devastado pela catástrofe? Os turistas certamente terão sensibilidade para entender nossa tragédia, sentimento este que falta ao este prefeito que escafedeu-se no momento de dor dos meus conterrâneos. Agora, dar entrevistas na TV, isto ele gosta.

    ResponderExcluir