sábado, 29 de maio de 2010

DIA DO BRINCAR


Pião - foto: elaine borges
Ciranda, cirandinha/vamos todos cirandar/vamos dar a meia volta/volta e meia vamos dar/ O anel que tu me deste/era vidro e se quebrou/o amor que tu me tinhas/era pouco e se acabou/ Por isso menina/entre dentro dessa roda/diga um verso bem bonito/ diga adeus e vá embora.
Lembrei dessa brincadeira de roda da minha infância ao receber uma nota da Aliança pela Infância que realiza amanhã, domingo, das 14h às 18h, o Dia do Brincar no Parque Ecológico Córrego Grande, em Florianópolis. Entre as tantas atividades, uma será a brincadeira de roda, e também jogos, música, contação de estórias, oficina para fazer pipas, origami e ainda palestras sobre o brincar saúdável. Será também apresentado aos pais um vídeo que discute a publicidade e infância.
Motivo para reunir pais e crianças no Dia do Brincar: chamar a atenção para duas campanhas e conseguir o apoio de pedagogos, pais, psicólogos e políticos. Uma é o projeto de lei 6755/2010, que pretende alterar a lei de ensino fundamental para torná-lo obrigatório a crianças a partir dos 5 anos de idade. A Rede Nacional Primeira Infância (formada por 74 organizações da sociedade civil, do governo, setor privado, UNESCO, UNICEF, Aliança pela Infância, entre outras) quer tentar impedir que esse projeto de lei seja aprovado por considerá-lo “um atentado contra a infância e um desserviço à educação básica brasileira”. Os integrantes da campanha entendem que antecipar a idade para ingressar no ensino fundamental afasta as crianças das brincadeiras lúdicas impedindo que se desenvolvam de forma mais saudável para que, chegando à idade escolar, possam aprender com mais facilidade.
A outra campanha é a que trata da publicidade e o uso da criança para vender os mais variados produtos. “A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então as crianças são bombardeadas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas”. Sobre o tema será projetado um documentário “Criança, a alma do negócio”, de Estela Renner. O argumento é o mesmo: a publicidade voltada para a criança afeta sua fase infantil. Elas sabem se maquiar, usam celular, conhecem novos produtos, “mas talvez nunca tenham visto uma pipa, se sujado com terra ou não sabem o que é brincadeira de roda”.
PARA PARTICIPAR

Para quem quer assinar a petição contra a lei, a RNPI (Rede Nacional Primeira Infância) basta acessar a homepage - http://primeirainfancia.org.br/2010/05/participe-da-nossa-peticao-online/Ao acessar a página, clicar no ícone "Take Action". Quem preferir registrar por telefone seu posicionamento ao PL 6755/2010, o número é 0800619619 – Alô Câmara.

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