domingo, 30 de maio de 2010

IRONMAN - OS ATLETAS DE AÇO

foto: elaine borges

Da minha janela, vi nessa manhã atletas pedalando em suas bicicletas, cumprindo a segunda etapa do grande desafio: nadar 3,8 km, pedalar 18o km e percorrer a pé 42 km. É um grande desafio que o triatleta se impõe para superar limites físico e mental. Eu que caminho míseros 100 metros e já estou no limite das minhas forças, fico imaginando quanto preparo físico é exigido desses atletas - esses homens e mulheres de "aço" - para serem os grande vencedores. São 1650 atletas nessa 10ª edição do Ironman Brasil e sei que na etapa anterior o argentino Eduardo Sturla percorreu 180 km do circuito do ciclismo em 4h 21min 18.60s. O triatleta que participa dessas competições costuma treinar de 14h a 22h por semana. E quais efeitos tanto esforço provoca no seu corpo? Segundo o médico especialista em medicina esportiva, Tales Carvalho, (li no DC) "o corpo humano se comporta como se tivesse sofrido uma grave infecção".

À essas mulheres e homens de "aço", meus aplausos. Mas confesso que não entendo muito bem o que se passa na cabeça desses atletas para enfrentar tão duro desafio. A prova começou às 7 horas, em Jurerê, quando nadaram 3,8 km. Depois começaram a pedalar, passando por Canasvieiras, SC-401, Avenida Beiramar (quando vi os ciclistas da minha janela), até a Via expressa Sul da Ilha e depois vão correr 42 km, enfrentando o morro entre Canasvieiras e Jurerê. Tudo isso para ganharem, no final , US$8 mil para os vencedores masculino e feminino. No total, são distribuídos US$ 50 mil em premiação.

E, se os atletas merecem nossa admiração por tanto esforço, não posso esquecer que também há o lado problemático: o trânsito. Com parte das pistas interrompidas em várias avenidas da Ilha, nesse dia me obrigo a ficar em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário