sábado, 27 de novembro de 2010

CÁ NA ILHA, AINDA LONGE DO TERROR


Lagoa da Conceição - fotos: elaine borges
Cá na Ilha , ainda reina a calma e é possível curtir seus belos recantos (como hoje, na Lagoa da Conceição). Até quando? As cenas de terror que vemos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, através da mídia em geral, impressionam. Há uma intensa batalha entre traficantes, soldados do exército, polícia militar, civil, com tanques, pesados armamentos e que repercutem no mundo inteiro. Não é nenhuma novidade saber que o narcotráfico também atormenta a vida dos moradores dos diversos morros da Grande Florianópolis. A polícia não sobe nos morros e, quando sobe, desenvolve ações rápidas, com resultados pífios. Mas ocupar áreas tomadas pelo narcotráfico não é a solução e sim um avanço na política de segurança pública. Abandoná-las sem desenvolver um consistente plano de assistência social, com instalação de escolas, postos de saúde, áreas de lazer, áreas verdes, instalação de esgotos sanitários, calçamentos, bons acessos, controle no que se refere à construção de casas em áreas de risco, centros comunitários, enfim, propiciar às famílias que moram nessas regiões uma vida digna, com paz e tranquilidade. Sem isso, os traficantes voltarão a ocupar seus territórios e dominar seus moradores.

2 comentários:

  1. Que Deus nos livre de Floripa virar isso um dia!
    Acredito que seja muito mais importante que essas medidas baseadas na violência, as medidas preventivas contra o crime, como políticas públicas sérias. Mas isso é bem mais caro e a longo prazo, políticos detestam isso. Triste.
    Bjs!!! mi.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gui e Mi, concordo com voces. Dotar áreas controladas pelo narcotráfico com políticas públicas é a solução. Mas dá pra ter esperança quando se sabe que há uma forte ligação entre os traficantes,os políticos e os responsáveis pela segurança pública? Quebrar esse elo é que são elas.
    Beijos

    ResponderExcluir