domingo, 14 de novembro de 2010

A LAGOA EM TRÊS MOMENTOS



Lagoa da Conceição - fotos: elaine borges

Se nós, que moramos na Ilha, sempre ficamos encantadas com tanta beleza, dá pra entender os turistas que aqui chegam: ficam tão embevecidos que muitos decidem cá ficar. Na Lagoa da Conceição é assim. Lá há de tudo: dunas, uma lagoa própria para a prática de vários esportes, árvores frondosas, bares , restaurantes, lojinhas, padaria... Pena que tanta beleza enfrenta acelerado processo de deteriorização: poluição em vários trechos da lagoa (as placas indicando ser "imprópria para banhos" perde o "im" e leva os menos avisados a entrarem em águas poluídas) trânsito intenso (haja paciência), invasão em áreas de preservação permanente, construções de mansões bem próximas à beira da lagoa, desrespeitando os 33 metros de recuo. A Fatma já demoliu uma casa que estava próxima à fonte, na Costa da Lagoa, mas e as mansões dos poderosos serão demolidas?

Com tantos problemas - engarrafamentos, poluição, ocupação desordenada do solo ... - Florianópolis ainda ostenta o título de primeira capital escolhida pelos turistas para aqui passar a temporada de verão. E no roteiro, a Lagoa da Conceição é um passeio obrigatório. O visual que ostenta lá do morro das sete voltas é mesmo deslumbrante. Olhar ao redor e ver, ao longe, a Joaquina, as dunas, a igrejinha, ainda suscita em mim muita emoção. Como é bela nossa Ilha! Até quando?

Um comentário:

  1. Elaine! É verdade, nossa ilha é muito linda, mas muitas vezes mal cuidada. Ali na Lagoa o que me deixa chateada é o deck das calçadas das Rendeiras. Outro dia vi uma reportagem que uma senhora tropeçou nas tábuas e se machucou toda, absurdo. Bjs, mi.

    ResponderExcluir