terça-feira, 30 de novembro de 2010

UMA LÁGRIMA PARA MARIO MONICELLI

foto: reprodução

Morreu Mario Monicelli. Não de morte natural, se jogou da janela de um hospital em Roma. Estava com câncer na prostrata. Tinha 95 anos e ao longo de sua vida fez filmes geniais, cheios de ironia, humor, sarcasmo, ternura...Morreu o cineasta do Parente é Serpente, da trilogia Meus Caros Amigos, Quinteto Irreverente, Caros e F...Amigos, do O Incrível Exército de Brancaleone... Vi todos. Ainda revejo e sempre dou boas gargalhadas. No Parente é Serpente (*) Monicelli conta o encontro de uma família que se reune na casa da nonna para as festas de fim de ano. No começo, tudo corre muito bem, mas quando a nonna comunica que decidiu vender a casa e ir morar com os filhos a união familiar desmorona. Em pânico, ninguém quer morar com a velha senhora. A solução encontrada para resolver o problema é surpreendente. Se puderem, vejam esse filme (tem em DVD), um clássico da comédia italiana.

Mario Monicelli foi um grande cineasta. Retratava com carinho os conflitos humanos, das famílias, dos amigos, dos velhos, desse cotidiano muitas vezes tão banal mas tão rico da vida de todos nós.

(*) Quem acompanha a novela Passione vai lembrar que a Gemma (Aracy Balabanian) costuma dizer "Parenti Serpenti", numa clara alusão ao filme. No capítulo de sábado, diante das encrencas da família, disse mais uma vez a famosa frase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário