terça-feira, 30 de novembro de 2010

PERIGO À VISTA


fotos: elaine borges

À medida que Florianópolis cresce (somos hoje 421.203 habitantes, segundo o último censo do IBGE) cenas como a que vi hoje, da janela do meu apartamento, são mais frequentes: homens pendurados em frágeis andaimes desafiando o perigo. Este pelo menos estava amarrado à cordas e com capacete.

UMA LÁGRIMA PARA MARIO MONICELLI

foto: reprodução

Morreu Mario Monicelli. Não de morte natural, se jogou da janela de um hospital em Roma. Estava com câncer na prostrata. Tinha 95 anos e ao longo de sua vida fez filmes geniais, cheios de ironia, humor, sarcasmo, ternura...Morreu o cineasta do Parente é Serpente, da trilogia Meus Caros Amigos, Quinteto Irreverente, Caros e F...Amigos, do O Incrível Exército de Brancaleone... Vi todos. Ainda revejo e sempre dou boas gargalhadas. No Parente é Serpente (*) Monicelli conta o encontro de uma família que se reune na casa da nonna para as festas de fim de ano. No começo, tudo corre muito bem, mas quando a nonna comunica que decidiu vender a casa e ir morar com os filhos a união familiar desmorona. Em pânico, ninguém quer morar com a velha senhora. A solução encontrada para resolver o problema é surpreendente. Se puderem, vejam esse filme (tem em DVD), um clássico da comédia italiana.

Mario Monicelli foi um grande cineasta. Retratava com carinho os conflitos humanos, das famílias, dos amigos, dos velhos, desse cotidiano muitas vezes tão banal mas tão rico da vida de todos nós.

(*) Quem acompanha a novela Passione vai lembrar que a Gemma (Aracy Balabanian) costuma dizer "Parenti Serpenti", numa clara alusão ao filme. No capítulo de sábado, diante das encrencas da família, disse mais uma vez a famosa frase.

domingo, 28 de novembro de 2010

OUÇO AVES E BETHOVENS

foto: elaine borges

Sou um sujeito cheio de recantos.
Os desvãos me constam.
Tem hora leio avencas.
Tem hora, Proust.
Ouço aves e bethovens.
Gosto de Bola-Sete e Charles Chaplin.

O dia vai morrer aberto em mim.

Manoel de Barros

sábado, 27 de novembro de 2010

O BOM E VELHO WOODY ALLEN

Felicidade completa? Não existe. Buscar a alegria e rir de si mesmo. Discutir a velhice e suas limitações. Fatos que acontecem por mero acaso. Surpresas. Utopias. Planos que, no final, não dão certo. O grande lance da vida que virou frustração. São temas recorrentes nos filmes de Woody Allen. E não é diferente nesse último que vi hoje, no Floripa Shopping, com um título enorme:" Você Vai Conhecer o Homem da Sua Vida". Um casal que enfrenta momentos instáveis da relação. Ele (Josh Brolin) um escritor frustrado, ela (Naomi Watts) especialista em arte que se apaixona pelo chefe (Antonio Banderas). Um casal cujo marido setentão (Anthony Hopkins) deixa a mulher (Gemma Jones) com quem era casado há mais de 40 anos e casa com uma jovem prostituta (Lucy Punch). A velha esposa consulta uma vidente charlatã e segue cegamente seus conselhos... Nesses encontros e desencontros, Woody Allen vai desenvolvendo mais essa comédia romântica (ou tragédia?) , com diálogos inteligentes e sua costumeira ironia. São momentos cheios de som e fúria, como ele mesmo lembra, citando Shakespeare. É, como sempre, um bom filme. E, para quem gosta de Woody Allen como eu, imperdível.

CÁ NA ILHA, AINDA LONGE DO TERROR


Lagoa da Conceição - fotos: elaine borges
Cá na Ilha , ainda reina a calma e é possível curtir seus belos recantos (como hoje, na Lagoa da Conceição). Até quando? As cenas de terror que vemos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, através da mídia em geral, impressionam. Há uma intensa batalha entre traficantes, soldados do exército, polícia militar, civil, com tanques, pesados armamentos e que repercutem no mundo inteiro. Não é nenhuma novidade saber que o narcotráfico também atormenta a vida dos moradores dos diversos morros da Grande Florianópolis. A polícia não sobe nos morros e, quando sobe, desenvolve ações rápidas, com resultados pífios. Mas ocupar áreas tomadas pelo narcotráfico não é a solução e sim um avanço na política de segurança pública. Abandoná-las sem desenvolver um consistente plano de assistência social, com instalação de escolas, postos de saúde, áreas de lazer, áreas verdes, instalação de esgotos sanitários, calçamentos, bons acessos, controle no que se refere à construção de casas em áreas de risco, centros comunitários, enfim, propiciar às famílias que moram nessas regiões uma vida digna, com paz e tranquilidade. Sem isso, os traficantes voltarão a ocupar seus territórios e dominar seus moradores.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SEGUNDA COM CHUVA

foto: elaine borges
Se a previsão estiver certa, em Florianópolis o tempo permanecerá assim até sexta-feira: chuvinha fina, céu cinzento... Hoje de manhã mal se via o morro lá do outro lado da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição. E eu continuo com muita preguiça, sem vontade de escrever.
Apenas quero registrar uma excelente notícia:o mega-estaleiro da empresa OSX, do grupo empresarial do bilionário Elke Batista, não será mais construido em Biguaçu. Oba, isso, sim, merece registro. Todos estavam cansados de saber que, caso aprovado, o estaleiro seria construído ao lado da área de Proteção Ambiental de Anhatomirim e atingiria a Estação Ecológica Carijós e a Reserva Biológica do Arvoredo. Haveria também outras implicações com danosos impactos ao meio ambiente da região da Grande Florianópolis. Claro que há uma forte reação de empresários, prefeitos, governador, deputados, senadores, contra a decisão da empresa OSX. Mas prefiro apenas registrar que essa é uma boa notícia. E torcer para que a verdadeira vocação da região, voltada para o turismo, mereça mais atenção com projetos que favoreçam um desenvolvimento sustentável.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CENAS DO COTIDIANO



Beira Mar Norte (ontem à tarde) - fotos: elaine borges
Nem sempre dá vontade de escrever.

domingo, 14 de novembro de 2010

A LAGOA EM TRÊS MOMENTOS



Lagoa da Conceição - fotos: elaine borges

Se nós, que moramos na Ilha, sempre ficamos encantadas com tanta beleza, dá pra entender os turistas que aqui chegam: ficam tão embevecidos que muitos decidem cá ficar. Na Lagoa da Conceição é assim. Lá há de tudo: dunas, uma lagoa própria para a prática de vários esportes, árvores frondosas, bares , restaurantes, lojinhas, padaria... Pena que tanta beleza enfrenta acelerado processo de deteriorização: poluição em vários trechos da lagoa (as placas indicando ser "imprópria para banhos" perde o "im" e leva os menos avisados a entrarem em águas poluídas) trânsito intenso (haja paciência), invasão em áreas de preservação permanente, construções de mansões bem próximas à beira da lagoa, desrespeitando os 33 metros de recuo. A Fatma já demoliu uma casa que estava próxima à fonte, na Costa da Lagoa, mas e as mansões dos poderosos serão demolidas?

Com tantos problemas - engarrafamentos, poluição, ocupação desordenada do solo ... - Florianópolis ainda ostenta o título de primeira capital escolhida pelos turistas para aqui passar a temporada de verão. E no roteiro, a Lagoa da Conceição é um passeio obrigatório. O visual que ostenta lá do morro das sete voltas é mesmo deslumbrante. Olhar ao redor e ver, ao longe, a Joaquina, as dunas, a igrejinha, ainda suscita em mim muita emoção. Como é bela nossa Ilha! Até quando?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

HORA DA SAUDADE

foto: elaine borges
Hoje radicalizamos: Bibi e eu fomos no bau dos velhos e bons LPs e cá estamos curtindo os "clássicos". Rodando no toca-discos me delicio ouvindo Last Train To Clarksville, Light My Fire, Born To Be Wild (Steppenwolf), Aquarius, Everybody's Talkin, I'm a Believer, American Woman, Somebody To Love (Jefferson Airplane), The Pusher (Steppenwolf)... Daí lembro do Sem Destino, penso em rever o filme... E lá vem Hair e aquele belo filme que agora volta em peça teatral (no Rio, é claro, será que veremos por aqui?) É isso: bateu a hora da saudade.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

MUDANDO DE PAISAGEM



fotos: elaine borges
No meio da mata, ainda intocável, sobressai a igrejinha. Perto dali, nas pequenas casinhas de passarinhos, o beija-flor sacia sua sede. É Nova Trento, o distrito de Vígolo. É um dos recantos mais lindos de Santa Catarina, bem perto de Florianópolis, rumo ao norte. É lá que fica o santuário da Santa Paulina, onde todos que lá vão, agradecem, pedem, rezam... É lá que gosto de ir, nem que seja para olhar a igrejinha, a mata, os passarinhos... É lá, ao lado da igrejinha, que me delicio molhando as mãos, o rosto e bebendo a água geladinha - e abençoada, dizem - que escorre das torneiras. Água que nasce nas fontes tantas que brotam da terra. Foi lá que hoje passamos - eu e amigas queridas - bons momentos. São os pequenos prazeres que a vida nos proporciona.

domingo, 7 de novembro de 2010

A GATA E SEU NOVO CANTINHO


fotos: elaine borges
Minha amiguinha de quatro patas descobriu hoje outro cantinho para dormir e é lá que está passando o domingo.

sábado, 6 de novembro de 2010

FLORIANÓPOLIS: RUMO ÀS PRAIAS


Av.Beira Mar Norte - fotos: elaine borges

Tarde de sábado, a Ilha ostentando sua beleza num dia típico de verão... Trânsito intenso na Av.Beira Mar Norte indicava que todos queriam curtir o sol indo em direção às praias do norte, sul, leste, Lagoa da Conceição... Um dia assim é também sinônimo de engarrafamentos. Vários estudantes que pretendiam fazer as provas do ENEM no campus da UFSC chegaram atrasados. Culpa do trânsito. Pela manhã, junto ao trapiche da Beira Mar Norte, ambientalistas protestaram contra a instalação do estaleiro da empresa OSX em Biguaçu, projeto do bilionário Elke Batista e que ameaça seriamente nossa fauna marinha poluindo o mar e afetando a Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, a Estação Ecológica de Carijós e a Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim. Dia 12 de novembro deve sair o parecer do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília. O ICMBio regional não quis dar parecer final ao licenciamento por entender que o estaleiro afeta diretamente nossas três unidades de conservação. O mesmo processo de licenciamento está sendo analisado no Rio, com o apoio do governador Sérgio Cabral.

O fato é que nós, por aqui, temos muito mais a perder com a instalação do estaleiro em Biguaçu. Toda essa beleza que nos cerca poderá sofrer sério impacto.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FLORIANÓPOLIS À DERIVA


Av.Beira Mar Norte - foto: elaine borges (arquivo)

Teclando por aqui, lendo alguns sites, postando no blog, de repente sinto um cheiro de asfalto. Olho o relógio: quase três horas da madrugada. Ouço barulho de máquinas, vou à janela da área de serviço e vejo, lá embaixo, homens com suas pesadas máquinas espalhando camadas de asfalto na Avenida Beira Mar Norte. É inacreditável, mas, iniciar asfaltamento em uma das principais vias de Florianópolis faltando poucas semanas para a temporada de verão!? E de madrugada?! Claro, a desculpa é de que à noite evitaria a ocorrência de engarrafamentos. Mas por que não executaram o necessário asfalto na baixa temporada? É incrível como nossa cidade está completamente à deriva, sem comando, sem segurança, sem planejamento e, o pior, sem Prefeito! Tanto improviso, tanto descaso! Só mesmo imitando a Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) da novela Passione: Meu Deus, meu Deus, meu Deus!

AINDA OS PASSARINHOS

foto: elaine borges

Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros;Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água; Ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros.

Jorge Luis Borges

....................................

A voz de um passarinho me recita.

Manoel de Barros

....................................

E a mais conhecida:

Todos estes que aí estão/Atravancando meu caminho./Eles passarão/Eu passarinho!

Mario Quintana

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A PONTE, A GATA, O PASSARINHO



fotos: elaine borges

Nem gente, ninguém, só o som dos carros que vejo da minha janela. Cá dentro, estirada no sofá, minha gatinha na sua eterna soneca ao lado da boneca pretinha. Lá fora, fios enfeitados por um passarinho. Mais adiante, a ponte. Meu feriado está assim: a ponte, a gata, o passarinho... E um céu azul com algumas nuvens.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SIM, A MULHER PODE

foto: elaine borges

(*) E esse fato (sua eleição), para além da minha pessoa, é uma demonstração de avanço democrático do nosso país, porque pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro, portanto, o meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras para que esse fato até hoje inédito se transforme num evento natural e que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis e nas entidades representativas de toda a nossa sociedade. A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia.

Eu gostaria que os pais e as mães das meninas pudesse olhar hoje nos olhos delas e dizer: "Sim, a mulher pode". A minha alegria é ainda maior pelo fato que a presença de uma mulher na Presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor, do exercício mais elevado da cidadania.

Por isso, registro aqui outro compromisso com meu país. Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais, básicos, da alimentação, do emprego, da renda, da moradia digna e da paz social.

E vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa, vou zelar pela mais ampla liberdade religiosa e de culto, vou zelar pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados na nossa Constituição. Zelarei, enfim, pela nossa Constituição, dever maior da Presidência da República.

A nós, brasileiros (as) resta dizer: Amém e que Deus a abençoe para que possa cumprir tudo aquilo que prometeu. Os desafios que Dilma vai enfrentar nos próximos quatro anos são imensos. Ela terá que mostrar grande habilidade política para adminstrar as ferrenhas disputas internas, colocar na agenda as necessárias reformas tão adiadas (política, tributária, previdenciária...) e ainda priorizar questões sobre a sustentabilidade.


(*) trechos do primeiro discurso de Dilma Rousseff, logo após ser eleita Presidente do Brasil.