sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ILHA FASCINANTE

Lagoa da Conceição - foto: elaine borges

"O 1000 Great Holidays Ideas (1000 Grandes Ideias de Férias), um dos guias mais conhecidos do mundo, do grupo britânico Time Out, elegeu Florianópolis como uma das 10 Ilhas mais fascinantes do planeta. A publicação aponta que a Ilha de Santa Catarina tem praias de areias claras, boas casas de veraneio, é popular entre brasileiros e argentinos e é uma cidade mais segura e mais chique que outras da zona tropical."

A informação acima li no blog do Raul Sartori. Claro, nossa Ilha é fascinante, sim. Mas daí a afirmar que é uma cidade segura?! Homicídios, assaltos (ontem, as vítimas foram turistas de São Paulo que veraneavam em Jurerê) fazem parte do nosso cotidiano. Praias de areais claras, há várias, mas basta dar uma volta por algumas das mais populares, como Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, para ver lançamento de esgotos direto nas águas. Em algumas, como Ingleses, há focos de poluição que já fazem parte do cenário. Na Lagoa da Conceição, as placas que indicam "impróprias" perdem o "im" e indicam que ali a praia é "própria" para banhos.

Há também boas casas para veraneio. Na verdade, em algumas há verdadeiras mansões, como em Jurerê Internacional. O triste é que, como informou matéria da Folha de S. Paulo (edição do dia 9) lá está havendo uma verdadeira divisão de classes: de um lado, ficam os bem ricos, que pagam R$ 15.000,00 por aluguel das mansões, bebem champanhe como se fosse refrigerante, não vão à praia e permanecem nas piscinas ou nos bares caríssimos; do outro, os menos abastados mas que também ostentam poder. E na areia, a classe média. Os bem ricos até inovaram, alugam helicópteros (R$15.000,00) do aeroporto Hercílio Luz até a praia.
Quanto ao trânsito, todos já sabem, está um caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário