sábado, 15 de janeiro de 2011

A TRAGÉDIA DAS CHUVAS

A tragédia ocorrida na região serrana do Rio é resultado de "descaso político", segundo disse a consultora externa da ONU e diretora do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, Debarati Guha-Sapir, em entrevista a Jamil Chade, correspondente do Estadão em Genebra. "O Brasil não é Bangladesh, não tem nenhuma desculpa para permitir, no século 21, que pessoas morram em deslizamentos de terras causados por chuvas", afirmou:

Como a senhora avalia o drama vivido no Brasil?

Não sei se os brasileiros já fizeram a conta, mas o País já viveu 37 enchentes, em apenas dez anos. É um número enorme e mostra que os problemas das chuvas estão se tornando cada vez mais frequentes no País.

O que vemos com o alto número de mortos é um resultado direto de fenômenos naturais?

Não, de forma alguma. As chuvas são fenômenos naturais. Mas essas pessoas morreram porque não têm peso político algum e não há vontade política para resolver seus dramas, que se repetem ano após ano.

Custa caro se preparar?

Não. O Brasil é um país que já sabe que tem esses problema de forma recorrente. Portanto, não há desculpa para não se preparar ou se dizer surpreendido pela chuva. Além disso, o Brasil é um país que tem dinheiro, pelo menos para o que quer.

E como se preparar então?

Enchentes ocorrem sempre nos mesmos lugares, portanto, não são surpresa. O problema é que, se nada é feito, elas aparentemente só ficam mais violentas. A segunda grande vantagem de um país que apenas enfrenta enchentes é que a tecnologia para lidar com isso e para preparar áreas é barata e está disponível. O Brasil praticamente só tem um problema natural e não consegue lidar com ele. Imagine se tivesse terremoto, vulcão, furacões...


A maior tragédia causada por deslizamento é o segundo maior desastre natural da história do Brasil , segundo o Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres da ONU, com sede na Bélgica. É também um dos mais mortais no mundo. A falta de vontade política e de investimentos são apontados pela ONU como os responsáveis por esse imenso desastre que até há pouco já registrava 540 mortos. Número que pode subir assustadoramente já que, diante de tanta devastação, muitos corpos ainda não foram localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário