sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SC ENFRENTA TORNADOS, CHUVAS, VENTOS...

foto: elaine borges

Tão lenta e serena e bela majestosa vai passando a vaca. (A Vaca e Hipogrifo – Mario Quintana).

Mas não foi assim que um agricultor viu duas de suas vacas serem levadas pelo tornado que atingiu o município de Guaraciaba, no oeste de Santa Catarina. “Duas vacas, de 200 quilos cada, voaram e foram parar a 50 metros”, relatou o agricultor. Uma mãe tentava segurar a filha de nove anos, mas o vento foi mais forte e a tirou de seus braços. A menina morreu. Foi uma das quatro vítimas dos fortes ventos e tornados que atingiram o Estado. Levantamentos da Defesa Civil indicam que 69 municípios estão em situação de emergência. Há ainda 172 pessoas feridas, 7.368 desalojadas e 1.500 estão em abrigos.


Outros relatos da tragédia que atingiu Santa Catarina também impressionam:


“É difícil de contar. Foi terrível, uma coisa incrível. Foi como uma bomba atômica, tudo subia e descia, voava. Daí quando descia, chupava no redemoinho. Coisa inexplicável, nunca vi”.


"A hora que começou a barulheira, eu abracei meu neto, abracei minha nora e tentei pegar meu irmão, mas não dava. O vento não deixava. Eu rodeava que nem um palhaço. Quando caí, a gente estava tudo fora da casa. Não sei nem como a gente foi parar lá. Tentei voltar para pegar meu irmão, mas o vento empurrava”.


“Eu fiquei voando girando e girando e girando dentro de casa e gritando perguntando pelo meu bebê”.


E continua chovendo em Santa Catarina. A previsão da meteorologia é de que o sábado também será chuvoso e domingo o tempo começará a melhorar. A Defesa Civil observa com atenção o rio Ararangua, na região sul, que sobe lentamente e pode interromper o trecho sul da BR-101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário