quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

JORNALISTAS E O MUNDO REAL

Nei Duclós postou um comentáriolá no blog da turma e me fez pensar em outro detalhe (e por ser detalhe não quer dizer que não seja importante) relativo à nossa profissão. Trata-se do assunto que "todos os catarinenses estão acompanhando": o imbroglio em que se meteu o vice-governador Leonel Pavan, acusado pelo Ministério Público de "corrupção passiva, advocacia administrativa e quebra de sigilo funcional" em consequencia do que a Polícia Federal chamou Operação Transparência.
Transformado em "assunto do momento", comentaristas, repórteres, colunistas, têm se dedicado a escrever, comentar, entrevistar, opinar sobre tão candente tema. Em meu mundinho cá debaixo e bem longe do poder, conversando com taxistas, gente comum, faxineiras, porteiros, amigos, pergunto sempre: "Voces sabem como está o caso Pavan?" Poucos me respondem. Dos taxistas - muito bem informados - quase sempre ouço o mesmo comentário: "Políticos? É tudo um bando de ladrões!"
Duclós, no seu texto, escreveu: "A especialidade do jornalista não é decifrar, mas arrancar da fonte a chave do enigma. No fundo, é um especialista em não saber, que vive das perguntas que faz e das respostas que obtém e veícula por meio de um texto, de uma fala própria, composta pelo próprio jornalista em pleno exercício de sua profissão em regime de liberdade".
Pois eu penso que jornalista é tambem aquele que desce do mundo "lá de cima", afasta-se do excessivo convívio com os governantes, e passa a ouvir, a escutar gente miúda, a conviver com o homem comum. Pois a esse homem comum pouco interessa saber da Operação Transparência envolvendo o vice-governador, empresários, funcionários públicos do alto escalão em corrupção passiva, quebra de sigilo funcional...
Por isso, acho estranho quando observo a ênfase dada ao assunto que "os catarinenses estão acompanhando". Parece que todos estão atentos, acompanhando com interesse tão candente questão:"Leonel Pavan vai ou não assumir o governo? É culpado ou não? A tríplice aliança permanece para as eleições deste ano? E o presidente do Tribunal de Justiça vai assumir o governo quando Luis Henrique da Silveira viajar (de novo?)."
E chego a uma triste conclusão: nós, jornalistas, estamos cada vez mais distantes do mundo real.

3 comentários:

  1. É isso aí, Elaine, assino em baixo!

    ResponderExcluir
  2. Elaine: qual comentário fiz no blog de qual turma? E qual a minha relação com "os catariensnes estão acompanhando"? Não entendi nada. abs.

    ResponderExcluir
  3. Caro Duclós, preferi postar um comentário ao lado para melhorar esclarecer. Muito obrigada pela observação.
    Abraços

    ResponderExcluir