segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SIM, A MULHER PODE

foto: elaine borges

(*) E esse fato (sua eleição), para além da minha pessoa, é uma demonstração de avanço democrático do nosso país, porque pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro, portanto, o meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras para que esse fato até hoje inédito se transforme num evento natural e que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis e nas entidades representativas de toda a nossa sociedade. A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia.

Eu gostaria que os pais e as mães das meninas pudesse olhar hoje nos olhos delas e dizer: "Sim, a mulher pode". A minha alegria é ainda maior pelo fato que a presença de uma mulher na Presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor, do exercício mais elevado da cidadania.

Por isso, registro aqui outro compromisso com meu país. Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais, básicos, da alimentação, do emprego, da renda, da moradia digna e da paz social.

E vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa, vou zelar pela mais ampla liberdade religiosa e de culto, vou zelar pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados na nossa Constituição. Zelarei, enfim, pela nossa Constituição, dever maior da Presidência da República.

A nós, brasileiros (as) resta dizer: Amém e que Deus a abençoe para que possa cumprir tudo aquilo que prometeu. Os desafios que Dilma vai enfrentar nos próximos quatro anos são imensos. Ela terá que mostrar grande habilidade política para adminstrar as ferrenhas disputas internas, colocar na agenda as necessárias reformas tão adiadas (política, tributária, previdenciária...) e ainda priorizar questões sobre a sustentabilidade.


(*) trechos do primeiro discurso de Dilma Rousseff, logo após ser eleita Presidente do Brasil.

Um comentário:

  1. A MULHER PODE e espero que ela prove isso com um bom governo...
    Mas pelo que se viu depois da eleição, a gente terá que vencer muitos outros preconceitos. O do contra os NORDESTINOS é um deles. É inacreditável o que foi dito e escrito sobre eles, não? E com a apuração dos votos,nota-se que algumas pessoas, além de preconceituosas, são mal informadas.Dilma venceria as eleições mesmo sem os votos dos nossos irmãos do NORTE E NORDESTE.
    Viva o Brasil!!!!

    ResponderExcluir