terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GATOS:NÓS QUE OS AMAMOS TANTO



foto: elaine borges

OS GATOS E SEUS MISTÉRIOS

Na Veja desta semana há uma matéria assinada por Suzana Villaverde sobre os gatos. Há um ponto que discordo: não gosto de ver os bichanos "vestidos" como humanos (óculos, perucas, etc). O que me agradou foi ler as dez coisas que podemos aprender com eles relacionadas pela veterinárias e gatófila Luciana Deschamps.

Vejam:

1) Relaxar - "Gatos adoram uma preguiça e sabem aproveitar cada minuto em que ficam sem fazer nada"; 2) Aproveitar o Momento - "Gatos fazem coisas divertidas, mesmo quando não têm platéia"; 3) Explorar - "Eles querem saber tudo, ver tudo, mexer em tudo, e assim descobrem o que pretendem": 4) Ter Autossuficiência - "Para o gato, ser independente não significa amar menos o dono, mas apenas não ser radicalmente dependente dele"; 5) Mover-se - "Não há andar mais elegante no reino animal que o jeito silencioso e suave dos felinos"; 6) Alongar-se - "Saber se esticar é fundamental para quem quer desbravar o espaço ao seu redor"; 7) Comer com Prazer - " Gatos aproveitam ao máximo o alimento. Cheiram, brincam e só depois comem. É o gosto de experimentar coisas novas"; 8) Ocupar Espaços - " Por que se deitar num cantinho, se você pode ocupar a cama inteira?"; 9) Observar - " Humanos acham que eles não prestam atenção, mas quase tudo o que os gatos aprendem é observando os donos"; 10) Ter Vontade Própria - " O gato não se submete. Deve pensar: Pobre bípede, acha que vou fazer isso só porque ele quer" E não faz".


...E há ainda os cantos inesperados, os refúgios, que minha Bibi está sempre descobrindo. Hoje, sem óculos, não a encontrava. E lá estava ela, num cantinho atrás do toca-discos. Felinos são assim: fascinantes, independentes e, do seu jeito, apegados ao dono sem criar dependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário