terça-feira, 12 de janeiro de 2010

AVATAR - CINEMA DO BOM

Espetáculo imperdível, maneira inusitada de contar uma história, capaz de encantar crianças, jovens e adultos, cores impressionantes, movimentos, idem. Tudo isso e muito mais - principalmente o uso da mais fina tecnologia – refere-se ao filme Avatar, de James Cameron(dirigiu também Titanic, outro campeão de bilheteria) . É um grande prazer sentar no escurinho do cinema a assistir tão grandioso espetáculo. Sim, não é exagero dizer que o filme Avatar é um espetáculo. E olha que não vi o filme em 3D. À tarde as seções em 3D são dubladas e não consigo ver filmes dublados, acho muito chato. É óbvio que vendo em 2D perdi metade das sensações que deve sentir qualquer um que coloque os óculos pra entrar naquele mundo fantástico. Mas ainda penso em ver novamente, desta vez em 3D porque é assim que deve ser visto. A verdadeira viagem sensorial que o filme promete deve ser percorrida usando os óculos que permitem envolvimento maior com o mundo criado por Cameron.


Avatar (“processo metafórico, transformação, mutação”, segundo o dicionário Houaiss ou “na crença hinduísta, descida de um ser divino à terra, em forma materializada, particularmente cultuados pelos hindus são Krisna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou de um animal”), não é um grande filme no que se refere aos diálogos, um tanto primários, mas, apesar disso, atrai, envolve. Há quem diga que é um filme regular, eu achei ótimo. É ficção científica onde os maus, os destruidores, são os humanos, os habitantes da Terra. E os supostamente “selvagens”, os habitantes de Pandora, são os verdadeiros protetores do meio ambiente.

Avatar é cinema do bom, diverte. E, devido ao bom uso dessa nova tecnologia, 3D (já anunciada para também ser usada nos próximos aparelhos de TV de alta definição a serem lançados ainda neste ano) já é um marco na indústria do cinema.

2 comentários:

  1. Espero a continuação....

    Faltou um "general americano" na história, tipo, perdemos no confronto direto, mas no bombardeio direto....

    A história por detrás do filme...

    Busca de um recurso escasso e portanto caríssimo para a humanidade (alguém lembrou do iraque?).

    Atmosfera tóxica para os humanos, logo pode ser bunitinha (mas realmente é ordinária).. como é que os ecochatos de butique poderiam passar as férias lá? Não dá para instalar um resort que preste, e a bicharada é extremamente hostil, aquele papo budista de rezar pela morte de cada bicho que quisesse te matar ia dar no saco dos turistas já, já.

    Ou seja, lugar ideal para uma Terraformação, aguardem Avatar 2 - A Revanche dos Condenados (que é como o filme termina chamando os humanos).

    Ps.: Se não der certo no 2, vai sair o 3 "A volta dos que não foram" ;>

    ResponderExcluir
  2. Fui,vi e gostei. Pra mim, foi um grande entretenimento. Cinema é basicamente isso, não?

    ResponderExcluir