terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FLORIANÓPOLIS E SEUS PROBLEMAS

PROCURAM-SE DIRIGENTES

Celso Vicenzi - Jornalista (*)

Perguntar, não ofende: Será que a Celesc não tinha outra data para fazer a instalação de cabos subterrâneos na Beira Mar Norte? Tinha que ser justamente durante a temporada de verão, quando cresce o número de veículos circulando na Capital?

E a Casan, vai repetir todo ano a mesma desculpa por ter um sistema que não dá conta da demanda turística na alta temporada? É claro que investir muitos recursos para três ou quatro meses de consumo intenso vai gerar ociosidade do sistema no resto do ano, mas é o preço que uma cidade que deseja faturar com o turismo precisa pagar. E quem mais lucra com o turismo deveria assumir parte desse ônus e investir numa parceria público-privada.

Até quando vamos esperar pela duplicação de vias importantes como a do Pantanal, da Via Expressa que dá acesso à Florianópolis, da Avenida das Rendeiras, das SC-405 e 406 que dão acesso às praias do Sul? E quando vão concluir a Beira Mar do Continente, o acesso ao aeroporto? Quando irão construir o Trevo da Seta, o túnel no morro da Lagoa, um sistema ferroviário e marítimo? Quando teremos policiais agilizando o trânsito em áreas críticas e sendo enérgicos com quem usa o acostamento quando se formam filas?

Até quando nossas autoridades vão repetir velhas desculpas e gastar o dinheiro que sempre dizem que não têm com árvores de Natal, construção de kartódromo para uma única prova anual, vinda de celebridades e operação tapa-buraco como se isso fosse a maior das prioridades? Não precisamos de dirigentes marqueteiros ou que façam apenas o óbvio, mas daqueles que tenham coragem e lucidez para pensar o amanhã.

Florianópolis, que boa parte do planeta agora descobre fascinado, precisa de políticos e dirigentes éticos, com visão de mundo, muito bem assessorados por técnicos competentes, que saibam oferecer soluções para os próximos 30 ou 50 anos. Chega de improvisações, chega de jogadas de marketing (mais educação e cultura!), chega de beneficiar alguns poucos em prejuízo do bem-estar de toda uma comunidade.

Queremos dirigentes com coragem para fazer o que é preciso, sempre pensando no bem comum e não apenas de alguns poucos que lucram com as omissões e permissões do poder público. Isto significa fazer escolhas, sim, impor modelos, elaborar leis e exigir rigor na aplicação. Soluções no varejo, só postergam e ampliam os transtornos. Precisamos enxergar o futuro e começar a construí-lo já.

Para que precisamos de dirigentes que só sabem constatar que as vias de trânsito já não dão conta do volume de tráfego? Que falta água a cada verão? Que os edifícios avançam sobre áreas que deveriam estar sendo protegidas? Que falta saneamento? Que transferem de uns para outros – em nível municipal, estadual e federal – a responsabilidade por soluções?

Precisamos de dirigentes que se antecipem aos problemas. Falta uma política de transporte público eficiente, falta uma política de saneamento básico e diretrizes claras sobre a ocupação do solo. Se as autoridades não impõem limites ao crescimento desordenado e não adotam medidas para evitar o caos, nada se resolverá por mágica, nem mesmo nesta Ilha da Magia.

Em 2010 teremos eleições. Ainda não para prefeitos e vereadores. Mas toda escolha política decide. Quando só se pensa em si, cedo ou tarde haverá uma conta a pagar. A vida que queremos e para as futuras gerações precisa estar apoiada em valores éticos, para todos. Não basta votar. É necessário participar, fiscalizar, reagir, protestar, sugerir. Nas páginas dos jornais, em todos os meios de comunicação, nas associações e entidades de classe e, principalmente, nas ruas – que é o espaço de protesto mais temido pelos políticos. Ou assumimos nossas responsabilidades de cidadãos ou pagaremos o preço amargo da omissão. E da eterna falta de soluções.

....................................................................

(*) Celso Vicenzi é um dos mais competentes jornalistas de Santa Catarina. Reproduzo seu texto por concordar plenamente com sua opinião.

Um comentário:

  1. Não concordo com o jornalista quanto à abertura de um túnel no morro da Lagoa e quanto ao alargamento da Av. das Rendeiras. Tais projetos causariam danos irreparáveis ao meio ambiente. Por favor, vamos deixar nossa Lagoa sobreviver em paz!

    ResponderExcluir