sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

JORNALISTAS E O MUNDO REAL (2)

Caro Nei, talvez eu não tenha escrito com a devida clareza meu texto. “A turma que faz o blog” são vocês (Nei Duclós, Cesar Valente, Zanoni Antunes e Mario Medaglia) do Jornalistas de Bobeira. Basta ler na coluna da direita do blog.
Talvez o que não tenha ficado muito claro foi o adendo, ou detalhe, que quis acrescentar para criticar a enorme importância que colunistas, repórteres, comentaristas, estão dando a questão do vice-governador Leonel Pavan. Ou seja, além dessa estranha especialidade da nossa profissão que é, na essência, perguntar e obter respostas, como bem enfatizas no teu texto (O Estranho Especialista) quis acrescentar que há uma outra especialidade que estamos perdendo: a de ter o devido faro para perceber que aquilo que parece tão essencial, não tem tanta importância para o homem comum, o da planície. Cansei de ouvir comentaristas dizerem que “os catarinenses” estão acompanhando de perto essa questão do troca-troca do governo: sai o governador, assume o presidente do TJ, depois assume o vice que enfrenta problemas na justiça...
No entanto, o que percebo é que o “o povo”, como vários colegas insistem em dizer, pouco está interessado nesse assunto. Que, claro, é notícia e merece ser abordado, mas não com tanta ênfase como se tivesse vital importância para os catarinenses.
É isso, caro Duclós. Embora com tantos anos na profissão, nem sempre consigo escrever com a devida clareza como gostaria.

Um comentário:

  1. Estranhei porque nunca dei uma linha sobre o vice-governador, assunto que desconheço, mas agora ficou claro. Estamos sempre em busca das palavras adequadas para dizer o que é necessário, qualquer que seja nossa quilometragem na profissão. Acho também, como você, que esse foco excessivo em alguns assuntos considerados quentes nada tem a ver com o verdadeiro interesse dos leitores, que é mais diversificado e amplo. Abs.

    ResponderExcluir