terça-feira, 19 de janeiro de 2010

NEGA TIDE SAI DE CENA

Foto: Hermínio Nunes (DC)

A primeira fez que vi Nega Tide sambando foi quando os desfiles das Escolas de Samba eram ao redor da Praça XV. Todo mundo se amontoava ao redor da Praça, junto ao meio fio, esperando pra ver o desfile das Escolas. Uma batucada ensurdecedora anunciava que as Escolas estavam próximas. Em uma delas sobressaia uma mulher alta, negra, um sorriso imenso, mãos pra cima, requebrando, agitando a plateia, cativando o povo que lá estava. A impressão que dava era que todos que lá estavam esperavam ela, a Nega Tide. Gritavam: ”Vai Nega Tide! Estás linda!” E ela sorria, acenava, jogava beijos e sambava. E como sambava!
O tempo foi passando e a Nega Tide se tornou o símbolo do carnaval de Florianópolis. Eleita Cidadão Samba seis vezes, ultimamente ocupava lugar de destaque em todos os desfiles. Sua presença na passarela era imprescindível. E sempre suscitava comentários: “Lá vem ela, a Nega Tide”. E ela, já demonstrando a passagem do tempo, surgia, sempre com aquele largo sorriso, esbanjando simpatia, segura de que, entre todas, era a nossa sambista número um, a Cidadã Samba. Não tinha cetro, nem coroa, mas era também a rainha do nosso carnaval. Seu reinado foi duradouro. Circulava em todos os meios sem distinção de classe ou cor. Negra, orgulhosa, bonita.
Nega Tide morreu ontem. Tinha 64 anos. Boa parte deles vividos junto ao povo, ora participando do desfile da sua Escola, ora cozinhando para os amigos (a famosa “rabada da Tide”), ora às voltas com tantas atividades, sempre ligadas à sua cidade, Florianópolis. Neste carnaval seria homenageada pelo Bloco Unidos do Morro do Céu e – como sempre – sairia como destaque na sua amada Copa Lord. Leva com ela parte da grande alegria do carnaval de Florianópolis. Um carnaval que, no passado, no auge do reinado da Nega Tide, era mais espontâneo e único. Ver o povo nas ruas, dançando, sambando, saindo atrás das Escolas de Samba, eram belos espetáculos. E sem violência.

3 comentários:

  1. Saudades do nosso maravilhoso carnaval e da nossa rainha, Nega Tide!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caríssima, por favor, escreva mais no teu blog. Tu és uma boa observadora das coisas da cidade, bjs, Mário

    ResponderExcluir
  3. Amigo Mário, tentarei escrever mais. Muito obrigada pelos elogios.
    Beijos

    ResponderExcluir