terça-feira, 27 de abril de 2010

DE BERNSTEIN AOS JORNALISTAS: SEJA UM BOM OUVINTE

Uma velha pergunta: qual seria o primeiro conselho que você daria a um jovem repórter ?


“Seja um bom ouvinte! Penso que jornalistas se tornaram maus ouvintes. Com frequência, vão fazer uma reportagem a partir de noções pré-concebidas sobre o assunto, especialmente quando trabalham com câmeras. Fazem perguntas apressadas e vão embora.


Minha experiência me ensinou que o que eu pensava que a reportagem seria – tanto no caso de Watergate quanto no de Hillary Clinton, por exemplo – era muito diferente do que acabou acontecendo. Porque eu ouço as pessoas. Eu as respeito, sejam elas quem forem. A maioria de nossas fontes no caso Watergate era gente do Partido Republicano que trabalhava ao lado de Richard Nixon ! E eu os respeitava.


Penso que hoje há cada vez menos algo assim. Quando você se senta para ouvir um entrevistado, precisa dar a ele tempo para se explicar. Você termina aprendendo coisas incríveis! Quase sempre, é algo diferente daquilo que a gente esperava quando chega com a lista de perguntas.


O conselho acima é do Carl Bernstein, o repórter que derrubou um Presidente, em entrevista ao também ótimo jornalista Geneton Moraes Neto, conhecido pelos Dossiê veículados na Globo News. Geneton diz no blog, que toda vez que vai entrevistar alguém, pensa: "por que será que estes bastardos estão mentindo para mim". Para ele, essa é a fórmula ideal do jornalismo.

A longa entrevista é uma bela lição de como exercer a profissão de jornalista.

Sugiro a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário