sexta-feira, 23 de abril de 2010

MEIO AMBIENTE: MAIS AMEAÇAS DE DESTRUIÇÃO (1)

Um Plano Diretor que propõe construir prédios de seis andares na Lagoa da Conceição; ocupação em áreas de preservação permanente; praias poluídas; falta de saneamento básico; trânsito caótico...Esses são alguns dos problemas de Florianópolis. Lamentavelmente, os problemas que resultam em agressão ao meio ambiente não se limitam só a Florianópolis. Há mais duas sérias ameaças a transformar nossa região mais deteriorada, atingindo as praias, a mata altântica, a fauna...

Uma é o projeto de construção de um estaleiro em Biguaçu pela OSX, empresa do multimilionário Eike Batista. O local escolhido foi Biguaçu, distante 17 km de Florianópolis. Sabe-se que o Ministério Público Federal solicitou à FATMA mais informações sobre o licenciamento fornecido a OSX. Outras entidades ambientais também estão se mobilizando, como o Instituto Chico Mendes que exige que o IBAMA faça os estudos de impacto ambiental.


A blogueira Paty, escreveu um longo texto sobre o assunto, do qual transcrevo os trechos abaixo:


(*) Este estaleiro tem por objetivo construir e reparar navios petroleiros, para atuar em outras empresas do empresário ligadas à produção de petróleo. Isso significa que seres marinhos, do molusco ao cetáceo, terão de conviver com tintas, graxas, arsênico, óleo e demais resíduos que um estaleiro de grandes embarcações e plataformas petrolíferas pode gerar. Com tantas águas já poluídas no imenso litoral brasileiro que poderiam ser utilizadas para este fim, Eike Batista (que já tem patrimônio de 27 bilhões de dólares, mas tem como objetivo de vida ser o homem mais rico do mundo) escolheu logo um lugar selvagem, de águas límpidas, para construir mais uma arma na sua escalada ao topo, arma essa que vai matar mais uma área ainda intacta da atuação humana destruidora .


(*) O local é totalmente inapropriado para este empreendimento. Isso porquê está localizado em meio a 3 unidades de preservação ambiental federais: Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim (que abriga baleias francas e golfinhos, em Governador Celso Ramos), Estação Ecológica de Carijós (próxima as praias de Daniela e Jurerê, entre outras no norte de Florianópolis) e a Reserva Biológica do Arvoredo. Esta última, inclusive, por ter espécies em extinção, foi enquadrada na categoria mais restritiva de unidades de conservação, sendo proibidos mesmo a pesca e o turismo local; apenas uma pequena área é liberada para mergulho. Então, como é que agora, o órgão estadual justamente responsável por proteger o meio ambiente - a FATMA-, dá um parecer favorável ao projeto?? Não parece um contra-senso??

2 comentários:

  1. olá Elaine! obrigada pela sua iniciativa de divulgar também o assunto. Vamos unir forças sim para evitar que isso ocorra.
    abçs
    Paty

    ResponderExcluir
  2. olá, gostaria de avisar que haverá, no dia 06/05 uma mesa de discussões sobre o estaleiro;
    foram convidados o MP, ICMBio, ONGs, jornalistas, empresários ea própria OSX.
    Será sa 19 horas no auditório da ESAG, na UDESC.
    Abçs!

    ResponderExcluir