segunda-feira, 29 de março de 2010

SALVE A LAGOA

Lagoa da Conceição - foto: elaine borges

Que futuro queremos para Florianópolis? Não é este que consta no Plano Diretor que será apresentado amanhã à Câmara Municipal. Nele consta a permissão para construir prédios de quatro andares em toda a Lagoa da Conceição e de até doze no Campeche. Há dez anos, houve tentativas de aumentar o número de andares na Lagoa, a comunidade reagiu, um projeto de lei foi aprovado pela Câmara e sancionado pela então prefeita, Ângela Amin. Até hoje é proibido construir prédios com mais de dois andares em um dos mais belos recantos da Ilha.

Agora, fortes grupos econômicos, apoiados por políticos e legisladores municipais, defendem um Plano Diretor visando somente seus interesses. Esse não é o Plano “participativo” que as comunidades ajudaram a elaborar. O novo Plano foi feito por uma empresa contratada pela prefeitura. Mas uma parcela expressiva da população está mobilizada – entre elas a Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição (AMOLA) - na luta contra mais essa tentativa de destruir nossos recursos naturais, aumentar o gabarito dos prédios, ocupar áreas de preservação limitada nas encostas dos morros...

O futuro que queremos para Florianópolis não é este. Queremos a manutenção da qualidade de vida (que já foi melhor); queremos um crescimento ordenado, equilibrado e não a exploração de nossos recursos naturais. Nossas belezas naturais devem ser preservadas. Queremos praias limpas, transporte urbano organizado... Como permitir prédios com mais andares se apenas 10% de Florianópolis tem esgoto sanitário? Se o sistema de distribuição de água potável é deficiente?

O movimento Salve a Lagoa está distribuindo um abaixo-assinado através da internet. Se você é um daqueles que se preocupa com o futuro de Florianópolis vá lá, assine, manifeste sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário