segunda-feira, 1 de março de 2010

BALANÇO DA SEMANA


fotos: elaine borges

Durante algumas horas, nas últimas duas semanas, vimos - a Baby e eu - através de programas esportivos na televisão, atletas esquiando em alta velocidade nas montanhas brancas de neve de Vancouver, no Canadá; vimos suaves movimentos de corpos pairando no ar; vimos saltos extraordinários; achamos lindo ver casais dançando harmoniosamente nas pistas de gelo ao som de músicas que complementavam o espetáculo; vimos jogos como hóquei, com torcidas alucinadas; vimos também uma multidão torcendo por seus atletas que, na pista de gelo, "varriam" o chão bem próximo à pedras achatadas para que atingissem seu alvo... Tudo o que vimos tinha como cenário um conjunto de montanhas cobertas de neve, ginásios com pistas de gelo, gente com casacos, luvas, mantas... Era a 21ª Olimpíadas de Inverno, em Vancouver, que terminou ontem. Foram cenas lindas, bonitas de ver. Um belo espetáculo esportivo. As cenas eram tão bonitas que até minha gatinha permaneceu ali, ao meu lado, vendo a televisão. E diante de tanta organização, percebível até nas transmissões dos jogos, lembramos que nós, cá no Brasil, vamos sediar as Olimpíadas (no Rio), e a Copa do Mundo (em vários Estados). A dúvida é: teremos capacidade, competência, para organizar competições esportivas tão complexas como as Olimpíadas e a Copa do Mundo?

No balanço da semana, uma triste notícia: a tragédia no Chile em consequência do terremoto (de 8.8 de grandeza que vai até 10) ocorrido na madrugada de sábado. Há mais de 700 mortos e a previsão é que o número de vítimas fatais deve aumentar. Inúmeras casas destruídas, gente dormindo nas ruas, cidades semi-destruídas, ameaça de falta de água, de alimentos... Embora a região tenha um planejamento estrutural por estar em área sujeita à ocorrência de terremotos, não há como evitar tanta devastação, mortes, destruição. Que aumentou com o tsunami, com ondas de mais de 10 metros de altura, ocorrido no litoral do Chile, o que elevará ainda mais o número de mortes.

Se na semana que passou, vimos demonstrações de força, de beleza, de domínio dos corpos de inúmeros atletas que participaram das Olimpíadas, vimos também que nós, humanos, somos frágeis. Uma fragilidade que, como descreveu uma brasileira que estava em Santiago do Chile na madrugada do terremoto, "nos fez sentir um objeto balançando entre as paredes de um prédio como se estivéssemos dentro de uma máquina de lavar roupa".

E, diante de tanta tragédia, a Baby hoje preferiu ficar em um dos seus cantinhos prediletos.

2 comentários:

  1. Não acredito, Elaine!!
    Você tem o toca-discos de vinil da Crowley?!
    É o meu sonho de consumo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dogman,o toca-discos era tb meu sonho de consumo. Depois que comprei, passei a curtir meus LPs, seguindo todo aquele ritual: limpar o disco, cuidar para não arranhar os sulcos, virar para o lado B e ouvir um som bem melhor do que dos CDs...É um dos grandes prazeres da minha vida!
    Um dia ainda terás o teu!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir