segunda-feira, 19 de abril de 2010

TORTURA: ALÉM DOS BOIS, AGORA OS CAVALOS

Triste fama. Além de ainda ser praticada no litoral de Santa Catarina a farra do boi (proibida por lei), surge mais uma pratica de tortura aos animais: a puxada de cavalos praticada no município de Pomerode, próximo a Blumenau e famosa por ser a mais alemã das cidades catarinenses. A "brincadeira" consiste em obrigar cavalos a puxarem sacos de areia e pedras colocados em uma carroça. O cavalo que conseguir puxar mais peso - em geral até duas toneladas - é o vencedor. Ver o animal puxar com imenso esforço tanto peso é revoltante e triste.

Pois neste domingo, os promotores da "brincadeira" - tradição de mais de trinta anos, dizem - ficaram revoltados com o protesto de integrantes da Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu) e partiram para a agressão. Atiraram paus e pedras nos manifestantes e também nos jornalistas que registravam o evento. A presidente da Aprablu, Bárbara Lebrecht, teve o fêmur fraturado e passará por uma cirurgia. Uma outra integrante da Associação, Patrícia Luz, também foi levada ao hospital e levou seis pontos na cabeça, resultado de uma paulada com um sarrafo.

As vítimas das agressões foram submetidos a exames no Instituto Geral de Perícias de Blumenau. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil que tem prazo de 30 dias para a conclusão.

A puxada de cavalos não é proibida.

4 comentários:

  1. Minha amiga Elaine, essa discussão vai longe. Temos no RS os nossos rodeios, os paulistas do interior também. Os espanhois têm suas touradas, cruéis e, segundo percebi em Madri e Sevilha, em franca decadência. abs

    ResponderExcluir
  2. olá! venho no seu blog através do blog "Florianopolis or just Floripa", para mobilizar os moradores ilhéus contra a construção do estaleiro em Biguaçu, que vai destruir toda a biodiversidade da baía norte. convido-o para ler e repassar este link à vontade http://moradadevenus.blogspot.com/2010/04/um-estaleiro-ameaca-paradisiaca.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paty , esse é mais um absurdo que ameaça nossa região.
    Repassando o link: http://moradadevenus.blogspot.com/2010/04/um-estaleiro-ameaça-paradisiaca.html.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amigo Mario, tens razão, mas nem por isso devemos deixar de denunciar.
    Beijos
    (Onde andas?)

    ResponderExcluir