segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

E A INDIA VENCEU A AMÉRICA



(Fotos:reprodução TV)
"Quem quer ser um milionário?" ganhou o Oscar de melhor filme, Danny Boyle foi escolhido o melhor diretor e, além disso, o filme ganhou mais seis Oscar. Hoje, nos noticiários na TV vejo famílias dos atores indianos festejando, lá em Mumbai, na India, a premiação cá na América. Estranho, não? Não entendo muito bem essa premiação. Não vi ainda o filme (cá na Ilha só está passando em uma sala de cinema às 21h40) mas o que me causou mais estranheza foi ler o comentário do crítico Inácio Araujo, na Folha, que considerou o filme "péssimo". Como um filme tão ruim - segundo um respeitável estudioso de cinema - pode ser tão badalado e receber tantos premios? O fato é que os indianos fizeram a festa na América.

Mas houve justiça na escolha da melhor atriz: Kate Winslet, por sua atuação no ótimo filme "O Leitor". Acompanhei toda a cerimônia ( faço isso, sempre, o que muitos consideram uma perda de tempo) e foi bonito de ver grandes atrizes e atores, no palco, homenageando os mais novatos. Lá estavam Sophia Loren, Shirley MacLaine, Robert DeNiro, Michael Douglas e tantos outros, tecendo rasgados elogios aos atores selecionados.

Sean Penn também foi muito aplaudido, ao receber o Oscar como melhor ator pelo filme "Milk - A Voz da Igualdade" (que nós cá da Ilha também ainda não vimos). Não foi surpresa o Oscar de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger, o Coringa do "Batman, O Cavaleiro das Trevas", que morreu no ano passado, e foi representado por sua família. E Penélope Cruz, eufórica, lembrou Almodóvar quando agradecia o Oscar como atriz coadjuvante pelo filme "Vicky Cristina Barcelona", do Woody Allen.



E o casal mais badalado do cinema - Angelina Jolie e Brad Pitt - ficou de fora, mas lá estavam. Ela elegantérrima e ele, como sempre, um charme. E tem demonstrado que é também um bom ator. O bonito filme "O Curioso Caso de Benjamin Button" só ganhou Oscar pelos efeitos técnicos, mas é muito bom, vale ser visto. E a Jolie também ficou de fora: concorria como melhor atriz em "A Troca", também bom.

A nós, moradores de Florianópolis, resta esperar que os donos das redes de cinema coloquem nas suas programações todos os filmes indicados e premiados. Aliás, com o fechamento das tres salas do Beiramar Shopping, ficamos apenas com as salas de cinema dos dois shoppings na Ilha e um no Continente. Nossa "salvação" continua sendo o CIC.


4 comentários:

  1. Elaine ! Depois do Carnaval, feliz ano novo !!! hehehehe!
    Fui informado hoje, acredito ser verdadeira a fonte, teremos até ao final do ano, 5 novas salas de cinema, no Beira Mar Shopping. Serão no último pavimento ! Coisa luxuosa ! Mereçemos !!!

    ResponderExcluir
  2. ó lhó lhó...não sabia que as salas do beira-mar estavam fechadas! é pra sempre isso?
    e a reforma do cic que tu comentaste ontem afeta o cinema também?

    ResponderExcluir
  3. Que bela notícia, Wolff! Quanto mais opções, melhor. O problema é a programação. A gente quase nunca vê ótimos filmes que passam em São Paulo, Rio, PA...Mas, vamos esperar, quem sabe bons filmes virão.
    Merecemos,sim.
    Um abraço
    Elaine

    ResponderExcluir
  4. Oi Lenina, fiquei sabendo hoje que, por enquanto, o cinema do CIC não vai fechar. Pelo menos uma boa notícia.
    Beijos
    Nane

    ResponderExcluir