domingo, 31 de maio de 2009

COPA DO MUNDO: MAIS UMA DERROTA


Fotos: elaine borges

Mesmo sabendo que Florianópolis estava fora da lista das 12 cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014, ficamos, minha gatinha e eu, vendo a televisão e o anuncio, pela FIFA, das cidades escolhidas. Sentimos uma estranha sensação de derrota com o que já sabíamos. Mas aí, caímos na real. Florianópolis tem um péssimo transporte coletivo, o caos urbano transforma nossa vida em um inverno diário. Há falta de táxis. Quando chove, piora tudo. E o aeroporto Hercílio Luz, que há horas já deveria ser internacional, é aquela deficiência eterna. Não merecíamos mesmo sediar a Copa. Não temos infra-estrutura por culpa de péssimos admistradores. De novo, estamos entre duas cidades escolhidas: Curitiba e Porto Alegre. Lembrei de quando não existia a BR-101 e nada acontecia por aqui devido ao péssimo acesso à Ilha. Perdemos memoráveis espetáculos teatrais, shows, cantores internacionais se apresentavam em Porto Alegre e nunca aqui. Como um sanduiche, éramos o miolo, o meio... Agora, veio novamente essa sensação. Continuamos perdendo grandes momentos. Vejo a programação cultural de Curitiba e morro de inveja. O mesmo ocorre quando leio os jornais de Porto Alegre e constato que há grandes exposições acontecendo por lá, sem que nunca as vejamos. Voltou aquela sensação de que moramos num lugar pobre em promoções as mais diversas, embora rico (e aí somos imbatíveis) em beleza natural. E reside aí, na nossa beleza, nas maravilhas da nossa Ilha (costões, ilhas, mar, lagos, morros, baías...) o grande prazer de aqui morar.

Mas continuamos perdendo. Agora foi a não escolha da cidade para ser sede de um dos jogos da Copa do Mundo. Outras perdas virão. E há ainda o grande perigo: querem vender nossas belezas para grandes empreendimentos imobiliários sem atentar para a fragilidade de nosso ecossistema.

Hoje, minha pequena Bibi olhou rapidamente o noticiário, constatou o já sabido e foi fazer o que mais gosta: curtir sua eterna soneca do dia inteiro. Ela dorme o sono dos anjinhos que também a protegem. Prefere ficar no seu mundo sabendo que o nosso, de duas patas, está muito complicado. E decepcionante. Nossas alegrias estão escasseando. E também a esperança de que um dia nossa ainda bela Ilha receba o tratamento adequado que tanto merece. Enquanto for tratada como "cosa nostra", nós, pobres mortais da planície, continuaremos perdendo.

Um comentário:

  1. Adoooooooooooooorei ficarmos fora da copa. Eu quero mais é sossego! Tenho certeza que muitos conterrâneos pensam como eu.

    ResponderExcluir