sexta-feira, 15 de maio de 2009

DE MILES A COHEN

Foto: elaine borges

A minha amiguinha de quatro patas não está muito contente com minhas opções musicais dos últimos dias. Tentei convencê-la a ouvir com paciência (o que os felinos mais cultivam) essas duas maravilhas musicais: Miles Davis – Kind of Blue e Leonard Cohen – Live in London, mas não fui bem sucedida. Ela se recolheu e ficou em um dos seus cantinhos prediletos, ao lado do computador.
Kind of Blue é um disco antológico. Há 50 anos, em apenas dois momentos, 2 de maio e 22 de abril, Miles Davis reuniu os também geniais músicos Paul Chambers, James Cobb, John Coltrane, Bill Evans, Wynton Kelly e Julian Adderley e apenas disse o que queria. O resto era com eles. Criem, inventem, improvisem, deve ter dito. E surgiu essa obra-prima: Kind of Blue. Tem apenas cinco musicas: So What, Freddie Freeloader, Blue in Green, All Blues e Flamenco Skeches. Santana definiu assim aquele momento: “Ele foi para o estúdio com uma estrutura mínima e alcançou a eternidade”. Eu confesso que das cinco, a minha preferida é All Blues. Ouço várias vezes.
Mostrei pra minha amiguinha também o maravilhoso Leonard Cohen. Bom, a suavidade de sua voz cativou mais a exigente gatinha, mas nada que a leve a ficar de olhos bem abertos. Recolhe-se ao seu mundo e lá fica. E eu fico cá no meu cantinho ouvindo esse que pode ser chamado primo de Paul Simon, irmão de Bob Dylan e de tantos outros que são também grandes poetas. Canadense, há também 50 anos Cohen tem um conjunto de musicas maravilhosas. Ouvir Suzanne faz bem a qualquer um que curte música. Seu ultimo CD foi gravado em julho do ano passado, em Londres. Estão lá: Dance Me To The End Of Love, My Secret Life, Hallelujah, So long, Marianne...
Então, é isso. Continuarei por aqui curtindo belas músicas, enquanto minha gatinha prefere permanecer dormindo, alheia ao mundo da sua amiguinha de duas patas.

Abaixo parte da letra de Suzanne:

Suzanne takes you down to her place near the river.
You can hear the boats go by,
You can spend the night beside her.
And you know she’s half crazy.
But that’s why you want to be there.
And she feeds you tea and oranges that come all the way from China.
And just when you mean to tell her that you have no love to give her
Then she gets you on her wavelength
And she lets the river answer
That you’ve always been her lover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário