sexta-feira, 6 de março de 2009

DAMA DA NOITE


foto:virgínia figueiredo


"Havia, no jardim da casa, uma trepadeira a que, no sertão, chamamos dama-da-noite, por despontarem suas flores somente à noite e murcharem durante o dia" (Ciro dos Anjos, O Amanuense Belmiro, p.42).


Pois essa difícil dama, tão bela e tão misteriosa, apareceu lá na Lagoa da Conceição numa noite dessas. Tempo suficiente para ser fotografada, ainda que com uma certa dificuldade devido a pouca luz. Portanto, ela também aparece cá no sul. Como suas aparições são raras, há quase que um plantão noturno pra ver aquele pequeno milagre: ela vai abrindo muito lentamente e lá pela madrugada surge em seu esplendor, linda, como sempre.


Segundo o Dicionário Aurélio, a Dama da Noite (com ou sem hífen? Clarmi, help) é uma "planta arbustiva (cestrum nocturnum) da família das solanáceas, de caule um tanto escandente, folhas lanceoladas de até 9cm de comprimento, pequeninas flores branco-esverdeadas, dispostas em racemos curtos, axilares, e que, à noite, exalam forte perfume. É muito cultivada como ornamental".

2 comentários:

  1. Virgínia ! Grande foto ! Parabéns !
    Está no meu monitor como papel de parede !!! Forte abraço !

    ResponderExcluir
  2. Será que o nome dessa bela(e difícil de ser fotografada)flor é dama-da-noite mesmo? Elaine, lendo a descrição do Aurélio, fiquei na dúvida. Wolff, help!!!!

    ResponderExcluir