segunda-feira, 2 de março de 2009

TANTAS EMOÇÕES

"Os brasileiros, até onde vai minha capacidade de julgamento, possuem somente uma pequena quantia daquelas qualidades que dão dignidade à humanidade. Ignorantes, covardes e indolentes ao extremo; hospitaleiros e bem-humorados enquanto isso não lhes causar problemas (...)"

Foi essa a imagem que Charles Darwin levou do Brasil quando por aqui passou em 1832 a bordo do H.M.S. Beagle, navio de pesquisa da marinha britânica. Investigando o mundo natural, passou pela Bahia, Rio, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e chegou às Ilhas Galápagos. Ali foi o ponto mais importante da sua longa viagem, publicando, 23 anos mais tarde, A Origem das Espécies.



Mas não foi somente essa péssima impressão dos brasileiros que registrou em seu diário. Na Bahia, ficou deslumbrado e escreveu: "O dia transcorreu deliciosamente. Delícia, no entanto, é termo insuficiente para dar conta das emoções sentidas por um naturalista que, pela primeira vez, se viu a sós com a natureza no seio de uma floresta brasileira (...) para uma pessoa apaixonada pela história natural, um dia como este traz consigo uma sensação de prazer tão profundo que se tem a impressão de que jamais se poderá sentir algo assim outra vez".



"A vista - escreveu - é uma das mais belas de todos os Brasis"... "Mas suas belezas valem nada se comparadas à vegetação". Esse encantamento foi quando desembarcou em Salvador, em fevereiro de 1832. Ele tinha apenas 23 anos. Mas Darwin também ficou horrorizado com a escravatura violenta praticada no Brasil.



Lendo parte da vida do Darwin no Estadão de ontem, decidi: A Origem das Espécies vai ser uma das minhas próximas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário