sexta-feira, 27 de março de 2009

A GATA, O MANJERICÃO E AS NOTÍCIAS


Foto: elaine borges

Hoje, minha sábia gata preferiu tratar do seu estômago e permaneceu alguns minutos saboreando folhinhas de manjericão enquanto, de soslaio, me dizia que o enjoo talvez tenha sido causado ao ver as últimas notícias nas emissoras de TV. Lá do seu canto, com as patinhas na poltrona, mastigando as folhas de tão perfumado tempero, refletia: "Pode alguem ser condenado a 93 anos de prisão em primeira instância?" Referia-se ao caso Daslu e a prisão de uma de suas proprietárias, Eliane Tranchesi (mais tarde, ela soube que a moça havia sido solta através de habeas corpus). Claro, o grupo sonegou escancaradamente. Mas minha gatinha não entendia a razão de tanta pirotecnia. Seria apenas pra dizer que há justiça no país e os ricos também vão presos? Ora, ora, quanta bobagem. Ainda havia o caso Camargo Correa e também outra dúvida da gatinha: "Por que só os partidos da oposição estão nesse imbroglio?"

E não satisfeita com o que viu na TV, lembrou também da fala do Lula ao culpar "os brancos de olhos azuis" pela crise que assola o mundo. Mais bobagens - o que não surpreendeu a gata. "Vindo de quem veio, tudo é possível", disse. Lembrou também das promessas da equipe palaciana: construir um milhão de moradias pra quem ganha até tres salários mínimos. "E não me cobrem prazos - disse Lula - pode ser em 2009, 2010, até 2011...". Bom, assim é até fácil governar. É a mesma coisa que dizer: "prometo deixar de fumar, não sei quando, mas um dia eu vou parar". A gatinha ouviu em algum noticiário que até hoje, no governo Lula, construíram menos de 200 moradias. Logo, esta "é mais uma promessa de campanha", e eu concordei plenamente. "E a infraestrutura, a rede de esgotos, água, transporte...Vai ter tudo isso nas áreas onde serão construídas essas residências?" Minha gatinha mastigou mais um pouquinho as folhas de manjericão e preferiu voltar ao cantinho do sofá pra sua costumeira soneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário