quarta-feira, 4 de março de 2009

COLLOR DERROTA IDELI SALVATTI

Quem diria, a sempre exaltada Ideli salvatti (PT/SC) foi derrotada esta tarde, no Senado, por Fernando Collor (PTB/AL), eleito presidente da forte Comissão de Infraestrutura. É por lá que passam as análises do andamento das obras do PAC e do Pre Sal, muito importantes para os planos do PT para eleger Dilma Rousseff ("a mãe do PAC") sucessora de Lula. E o grande articulador da derrota foi Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado. Renan passou por cima da "proporcionalidade" que determina que a escolha dos presidentes das Comissões é proporcional ao número de cadeiras de cada partido. E nesse caso, caberia ao PT.

E dizer que foi justamente Ideli a grande batalhadora para evitar a cassação de Renan Calheiros, acusado de receber dinheiro de empreiteiras para sustentar sua amante. Lembram? Pois é, como comentou Clóvis Rossi hoje, no UOL (vídeo) "a política brasileira é um mundo à parte... O que vale é levar vantagem. É inacreditável". A pratica da política aqui "não tem absolutamente nada a ver com interesse público. Cada um cuida dos seus interesses". Lembrou ainda quando Lula recebeu Collor, no Palácio, com um fraterno abraço, ficando cada vez mais claro que o mais importante são "as alianças espúrias". No discurso para justificar sua indicação Collor disse que Ideli era uma pessoa que "cisca pra dentro" (era um elogio, disse). Foi obrigado, à pedido do senador Aluizio Mercadante, a retirar a frase das anotações taquigráficas.

É isso: José Sarney,(PMDB/AP)presidente do Senado, Renan Calheiros e Collor, estão de volta. Esse filme eu já vi. No passado, Lula falava mal do Renan, que criticava Collor, que já foi aliado de Renan, brigaram, Lula disse que no Congresso tinha 300 picaretas... E agora estão todos de mãos dadas. O fato é que Lula e o PT não querem um confronto direto com o PMDB. A derrota de Ideli Salvatti significa o retorno do Collor à cena política. Que, como senador, entrava na Casa mudo e saia calado.

Um comentário:

  1. É isso aí, morro e não vejo tudo! Dá nojo essa politicalha.
    Virgínia

    ResponderExcluir