domingo, 22 de março de 2009

MÚSICA PARA AMENIZAR A DOR



Sim, as fotos são de um LP duplo, os queridos "bolachões", discos de vinil, da maravilhosa dupla Simon and Garfunkel. O LP (duplo) contem várias músicas das mais belas que não canso de escutar. São tão melodiosas, tão suaves, tão musicalmente bem arranjadas que duvido encontrar quem não goste. Este LP é de um show ao vivo, no Central Park de Nova York, em Setembro de 1981. O público, imenso, delira a cada música que a dupla começa a cantar. Naquele dia eles cantaram "America", "Me and Julio Down by the Schoollyard", "A Heart in New York" , "The Boxer", "Old Friends", "The Sounds of Silence" "Bridge Over Troubled Water"... e por aí vai, cada um mais linda que a outra.

Mas por que fui hoje ao meu bau particular de discos de vinil? Porque sempre acreditei que é pela música que se pode levar a vida com mais leveza. Porque vi, nesta semana, a dor de uma mãe que perdeu seu filho. E não há dor maior do que pais enterrarem filhos. Aquela imagem, da mãe junto ao caixão do filho, acariciando-o, num gesto de derradeira despedida, era de pura tristeza e dor. E hoje, pensando naquela imagem, gostaria muito de ajudar essa mãe e esse pai a transformar essa dor em sons suaves, e que esse sons os ajudassem a continuar a vida. Sei que ela gosta e escuta muita música. Talvez este não seja o momento de falar em música. Mas me aproximo das pessoas pelos sons, pela troca harmoniosa das melodias que nos tocam. Através da música não há necessidade da palavra. Basta ouvir e ficar ali, deixando o som tomar conta do ambiente. E gostaria muito de, com esse meu gesto (talvez meio bobo), sugerir que a música entre cada vez mais na vida de ambos. E, através dos sons vários que existem por esse mundo, a dor da perda seja amenizada.

2 comentários:

  1. Deixando de lado as tristezas do dia a dia... vale lebrar que este evento no Central Park, NY,... este belissimo show .....foi presenciado por nosso saudoso Peixoto..que contou mravilhas e com todos os detalhes...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Afonso, o Peixoto foi tb meu amigo e deixou muitas saudades. Imagino as maravilhas que ele não contou vendo esse belíssimo show.
    Bjs

    ResponderExcluir